portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

11

Não, a Lei do inquilinato não permite o proprietário solicitar o imóvel alugado até que termine o contrato.

há 3 anos

73

Antônio Jonathan

imóvel guide usuário

Valéria C.

Perguntador

há 3 anos

Posso pedir meu apartamento alugado de volta?

Respostas (11)

Corretor de imóveis

Antônio Jonathan

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 3.479

há 3 anos

Não, a Lei do inquilinato não permite o proprietário solicitar o imóvel alugado até que termine o contrato.

Corretor de imóveis

Emidio Alvarenga Do Amaral

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 299

há 3 anos

Sim, desde que observe a Lei do Inquilinato!

Corretor de imóveis

Hermínio Rodrigues

Corretor de imóveis

Respostas: 68

há 3 anos

Geralmente o imóvel é locado em um prazo determinado de até 30 meses, prazo este limite para que o inquilino devolva o imóvel livre de coisas e pessoas. Antes deste prazo o proprietário só pode pedir o imóvel desde que dentro de alguns requisitos determinados pela Lei (8245/91) do inquilinato: Para uso próprio, seus filhos, pais, desde que não tenham outro imóvel próprio. Para reforma estrutural do imóvel que apresenta risco de desmoronamento. Falta de pagamento de aluguel.

Corretor de imóveis

Hercules - Gestão Imobiliária

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 945

há 3 anos

Ola Pode para contrato vencido, contrato vigente e locação residencial não pode.

Corretor de imóveis

Grupo Zurique

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 794

há 3 anos

Pela lei do inquilinato o locador não pode pedir o imóvel de volta, porém você pode entrar em acordo com o inquilino.

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 2 anos

Se o inquilino não está descumprindo o contrato então você só retomara o imóvel após o final dele, E aqui a coisa complica um pouco: num contrato de 30 meses o locador pode pedir o imóvel por denúncia vazia (quero o imóvel de volta só porque ele é meu) tão logo o contrato vença. Porém, se o contrato foi em menor prazo, a denúncia vazia só é possível a partir de cinco anos de ocupação. Nesse caso o locador apenas retoma o imóvel ao final do contrato nos motivos elencados no artigo 47 da lei 8245/91.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 1 ano

O artigo 4 da 8245 fala que tem que respeitar o prazo contratual salvo hipóteses que a própria lei permite essa situação.

Corretor de imóveis

Juliano Cardoso

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 9.523

há 9 meses

Pode sim, mas, seu Locatário inquilino não é obrigado a deixar o imóvel se não quiser, não sendo por motivo de demolição do imóvel ou por você, cônjuge ou dependentes não tenham onde morar.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.994

há 7 meses

Se o contrato de locação for por prazo determinado, não. Somente se o locatário infringir clausula contratual.

Faça uma nova pergunta: