Roberto Nascimento

Roberto Nascimento

125 Respostas

Agradecimentos: 899 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 8 (6%)

Participante desde: 02/2023

Site: https://www.instagram.com/roberto.investimentos/

SOBRE O RESPONDEDOR:

Roberto Nascimento é Corretor de Imóveis com formação em Gestão ambiental, Mestrado em ciências ambientais e Especialização em economia e meio ambiente, está entre os TOP 600 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis, Negociação, Condomínio, FGTS, Financiamento e etc, possuindo um total de 9 artigos publicados e mais 125 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2021 atuando principalmente nos bairros Balneário perequê, em porto belo - sc, Meia praia, em itapema - sc, e já trabalhou em empresas como: Mybroker e Fiesc - senai.

Como posso fazer para anunciar venda de apartamento?

Procure um corretor ou imobiliária de sua confiança, isso trará segurança para o seu anúncio.

Quando um imóvel é dado em garantia hipotecária?

É uma dinâmica que permite alienar um bem imóvel como garantia - para caso não consiga pagar, importante salientar que caso o empréstimo não seja pago, o imóvel é tomado (dessa forma surgem aqueles imóveis de leilão). Porém, se você conseguir honrar os compromissos de pagamento das parcelas, é extremamente vantajoso, pois, o empréstimo com garantia de imóvel proporciona taxas de juros bem menores, além de possibilitar atingir um capital maior do que conseguiria apenas pondo sua renda na simulação. Espero ter ajudado.

Menor pode ser proprietário de imóvel?

Pode sim! Você não conseguirá contratar nenhum financiamento ou algo assim, por conta de renda (presumo), no entanto é perfeitamente possível algum maior de idade com imóvel em seu nome, transferir para menor de idade. Nesse caso deve-se comparecer ao cartório com documentação do menor e do proprietário do imóvel, e do imóvel, aí é pago o ITCMD para transferência por doação, e a taxa de registro do imóvel no novo nome. Após o procedimento, em alguns dias será realizado a transferência de propriedade.

Como posso usar o FGTS no segundo imóvel?

É possível, desde que tenha mais de 3 anos de registro CLT recebendo entradas no FGTS, e se esse segundo imóvel não for no município onde você já tem um imóvel. Saliento que para utilizar o saldo FGTS, não é possível o saque para a compra direta (saque do saldo + capital), é permitido apenas para pagar entrada ou parcelas de um financiamento, então desde que seja fora do município onde você já tem imóvel, basta fazer a solicitação de financiamento, após a perícia para valorizar o imóvel feito por um avaliador do banco, se aprovado o imóvel escolhido, o saque do FGTS é feito logo após a entrada no financiamento. Espero ter ajudado!

Como usar FGTS para comprar casa?

Você não consegue pagar a compra do imóvel diretamente com o FGTS, mas sim um financiamento de finalidade imobiliária. Porém, existem algumas regras como: ter no mínimo 3 meses de registro CLT recebendo o FGTS, e não possuir nenhum outro imóvel no mesmo município que deseja comprar. Atendendo os critérios, basta procurar o imóvel (busque um corretor ou imobiliária) irão lhe auxiliar tanto na escolha, quanto nos trâmites de compra, encontrar a melhor taxa de juros de financiamento, após a avaliação do imóvel pelo perito avaliador da instituição financeira, você consegue fazer o saque e utilizar para pagar entrada ou parcelas desse financiamento. Espero ter ajudado.

Regularização de imóveis quanto custa?

Depende muito de qual pendência desse imóvel, é falta de averbação, está com problemas judiciais? Tem problemas fiscais? Existem muitas irregularidades, já citei a averbação, mas existem outras, por exemplo, atraso de IPTU, falta de registro, falta de habite-se, hipoteca, embargo, problemas ambientais, etc... Resumidamente, o valor para regularização vai depender de qual a irregularidade, refaça a pergunta com maiores informações sobre o seu problema, e valor do imóvel em questão, para que possamos dar uma base mais sólida como resposta.

Qual a metragem de um apartamento Studio?

Boa noite, não existe uma medida fixa exata para apartamentos studio. Mas em resumo, são apartamentos compactos, o que deixam o aluguel mais barato, ideal para investidores que desejam fazer locações estilo airbnb em locais com alta demanda. Ou, para pessoas solteiras, ou mesmo casais que quase não ficam em casa pois trabalham muito fora de casa. Por compactos, me refiro a aproximadamente entre 30 e 40 m² de área útil. Espero ter ajudado!

Como fazer para registrar apartamento no cartório?

Você precisa de alguns documentos pessoais básicos para emissão de qualquer documento ou registro, além disso o contrato de compra e venda do imóvel. O processo ocorre no cartório de registro de imóveis do município onde está o imóvel a ser registrado. Será emitido algumas guias de taxas a serem pagas, como o ITBI, e haverá também a taxa do registro do contrato e do registro do imóvel (essas taxas e impostos são calculadas de acordo com o valor do imóvel) então em alguns dias será deferido o registro em seus nomes. Espero ter ajudado!

Quanto é preciso para dar entrada em um imóvel?

Depende muito do valor do imóvel, e da forma de pagamento. Os mais flexíveis são imóveis na planta, onde você consegue negociar diretamente com a construtora sem análise de crédito e sem necessidade de contratações bancárias e incidência de IOF e juros. O problema é que não estarão pronto para uso logo após a entrada. Varia de 5 a 40% de acordo com o estágio de construção, o valor da entrada (quanto mais próximo de pronto, mais alto). Já os prontos, comumente o valor de entrada fica entre 40 a 60% de entrada, com ou sem necessidade de financiamento. O restante pode ser parcelado. É possível encontrar imóveis de terceiros, que entram como permuta para construtores, onde a negociação é direta com eles, o restante é parcelado juntamente de reforços anuais ou semestrais, aconselharia isso para evitar os juros e IOF. Espero ter ajudado!

Quais as vantagem de comprar um imóvel novo?

Imóveis novos são bem vantajosos. Entre os motivos para esta afirmação, estão os seguintes pontos: Infraestrutura mais moderna; Acabamentos e estrutura mais preservada; Não necessitará de reformas ou pinturas por um bom tempo; Mais adequado as demandas da atualidade (números de tomada, design); Tecnologias construtivas mais avançadas; Maior segurança; Não terá problemas elétricos ou hidráulicos (como infiltrações) por muito tempo; Aberturas como portas e janelas, mais preservadas e com um longo prazo de melhor estética; Existem outros, mas acho que já pontuei o suficiente. Espero ter ajudado!

O que é espaço gourmet em apartamento?

Existem apartamentos onde tem espaço gourmet interno, ou mesmo sacadas gourmet (sacada com churrasqueira) e espaço para refeições. Mas na maioria das vezes, trata-se de uma das áreas de uso comum (como salão de jogos, sala de festas, playground, etc). Como o nome diz, são espaços direcionados para experiências gastronômicas - nesse caso, para uso é necessário fazer a reserva do espaço, que geralmente conta com mesas, churrasqueira, fogão, refrigeradores, etc. Espero ter ajudado!!

Averbação de imóvel para que serve?

O imóvel possui registro de matrícula, e escritura, mesmo quando é apenas um terreno. No entanto, toda construção e benfeitoria que envolve ampliação (m² construído) - é chamada de averbação. Esse procedimento nada mais é que registrar em cartório as construções feitas, por exemplo: no terreno X, existe uma casa com 200m² construídos, e uma edícula de 50m². Foi apenas um exemplo as metragens, e as características da construção, podem ser variadas como por exemplo indústrias, onde existem galpões, sedes administrativas, entre outros elementos do parque fabril, que possuem uma metragem de construção. Em resumo, para o imóvel estar devidamente atualizado em seus registros, deve constar a averbação de tudo que se encontra no terreno. Citei o exemplo de casa com edícula, pois é bem recorrente este problema. A pessoa compra a casa averbada, registra, e no fundo do quintal constrói ampliações como edícula, garagem, entre outros elementos. Então mesmo estando averbado, estará apenas de forma parcial, caso o que se encontra nos documentos do imóvel não cruzem com a realidade dele. Em uma vistoria, isso é facilmente constatado. Eis a importância de regularizar essa parte, caso seja necessário a venda ou compra, ele precisará estar averbado, muitas pessoas vão usando da forma que ele se encontra em registro, e na hora que precisa vender, não consegue por não estar devidamente averbado! Espero ter ajudado!

Para que serve a amortização de um financiamento?

A amortização é nada mais do que o pagamento da taxa de juros, sendo assim existem duas modalidades de financiamento. SAC - As parcelas são mais altas no início, e vão reduzindo com o passar do tempo, até que em determinado momento o juros é quitado (amortizado por completo) e sobram apenas parcelas reduzidas no fim pois o juros não está mais incluso. Price - O juros é dividido igualmente em todas as parcelas, nesta modalidade é possível você adiantar parcelas do fim para o início, amortizando assim o juros referente a uma parcela, ou mais delas. Espero ter ajudado, em resumo, amortizar é pagar o juros.

Já tenho um imóvel posso adquirir outro com FGTS?

Bom dia, se não for no mesmo município, é possível - isso porque existem algumas regras na utilização do FGTS para aquisição de imóvel, e uma delas é essa. Sobretudo, cabe salientar que você não compra o imóvel diretamente com o FGTS, o que ocorre é poder solicitar um financiamento imobiliário, e utilizar o saldo FGTS para quitar parte desse financiamento, desde que atenda essas regras. Espero ter ajudado!

Quais taxas devo pagar na compra de um imóvel?

Se for financiado, evidentemente você pagará taxas como o juros incidente, além do IOF da operação, enfim, em resumo taxas atreladas ao financiamento. No que tange o imóvel já adquirido, mesmo que a vista e sem financiamento, ainda ocorrem algumas taxas para poder registra-lo, como o ITBI, e a taxa de registro do imóvel em cartório, habite-se (dependendo dos casos) que são calculados com um pequeno percentual fixado sobre o valor do imóvel. Espero ter ajudado!

Posso vender minha casa pra minha esposa por um valor bem abaixo que é?

Boa tarde, não compreendi direito a questão, vocês são separados em regime de separação de bens? A princípio se for comunhão, independente de quem está o nome, ela é de ambos. Mas vamos lá, me parece uma manobra tributária, você pode inclusive doar a casa para ela (custo zero), e nesse caso pagando o ITCMD em vez do ITBI, e então fazer o registro em nome dela. No entanto, tanto a taxa de registro, quanto ITCMD, quanto ITBI, devem girar em torno do valor do imóvel. O valor mínimo que aconselho praticar nessa negociação, é o valor do bem declarado em sua última declaração do IRF. Caso contrário, fica um valor abaixo do declarado, e pelo cruzamento de informações pode gerar para você complicações futuras com a receita. Já se não for uma manobra tributária (no sentido de passar o bem para o nome dela), pois você tem muitos outros bens, bom, nesse caso venda pelo valor que quiser, pode ser bem abaixo, porém tenha em vista que na hora de pagar os referidos impostos, é interessante não tentar gerar reduções de valor apenas para reduzir a taxa, afinal a arrecadação vai toda para o governo, e existe a chance de não acontecer nada, mas existe a chance dessas informações serem cruzadas. Se for o caso de terem muitos bens que você não quer ter no nome, sugiro pesquisar sobre Holding, é uma manobra legalizada e muito interessante que reduz a quantidade de impostos pagos além de gerar proteção dos patrimônios diante de possíveis bloqueios de bens. Trata-se de forma simplificada um CNPJ ao qual você pode alocar seus imóveis. Espero ter ajudado, se necessitar de informações mais detalhadas entre em contato trazendo maiores detalhes sobre a finalidade dessa venda, valor do imóvel, etc.

Posso vender um imóvel quando ele ainda está em processo de inventário?

Possível é, mas na grande maioria das vezes não vale a pena. Isso porque por vias de fato você não pode vender imóvel em inventário, nem alguém que compre poderá registrar. No entanto, dependendo da sua necessidade de venda rápida, e do imóvel estar em acordo com todos os demais aspectos legais, fiscais, entre outros, e estiverem dispostos a desprender um capital, a única forma possível é por meio de alvará judicial. Mas tenha em vista que isso envolve custos com advocatícios que representarão um pouco do dinheiro adquirido na venda, a menos que um dos herdeiros seja advogado com OAB e poça solicitar o alvará, se, e quando, o juiz liberar esse alvará, o imóvel pode ser vendido. Saliento também que só vale a pena caso já tenha um comprador. Em geral, a menos que tenham outros procedimentos com outros bens "travando" o inventário, o processo de finaliza-lo deve ser mais rápido do que conseguir o alvará. Espero ter ajudado!

Enquanto a construtora não entrega o apto eu pago condomínio?

Bom dia, o condomínio é o pagamento que deve ser feito para cobrir as taxas condominiais que podem ser diversas e de acordo com a estrutura do condomínio (itens para manutenção, pagamento de profissionais como porteiro, seguranças, etc). Logicamente, enquanto você não estiver com o apartamento entregue para você, não paga a taxa referente a esse período, paga somente após ele ser seu (independente de estar morando e utilizando ou não), porém ele precisa já ter sido entregue.

Qual é a diferença entre comissão e corretagem?

Bom dia! A corretagem, é a atividade desempenhada pelo corretor de imóveis, que envolve uma série de procedimentos durante uma negociação (dentro do mercado imobiliário, voltada ao intermédio da negociação do imóvel) que garantam os interesses e a segurança para todas as partes envolvidas. Já a comissão é um termo mais genérico que se refere ao percentual do valor total negociado, direcionado para o pagamento de um vendedor. No caso, a comissão será o pagamento direcionado pela atividade do corretor.

Como saber se posso usar meu FGTS para comprar um imóvel?

Boa noite! Você deve atender alguns critérios como estar registrado há pelo menos 3 anos como CLT, e não possuir outro imóvel em seu nome no mesmo município onde deseja adquirir o imóvel. Feito isso, deve procurar o imóvel que deseja, preferencialmente com um auxílio de um corretor, que lhe auxiliará nas etapas seguintes, como obter o financiamento para o imóvel. Saliento que mencionei o financiamento, por uma questão de que você não pode sacar o FGTS para pagar o apartamento diretamente, mas sim pagar entrada ou parcelas do financiamento, após a análise de um perito avaliador do banco contratado para aquisição do financiamento com finalidade imobiliária, aí sim será realizado o saque do seu FGTS que cobrirá parte do financiamento. Espero ter ajudado.

28086 roberto-nascimento