Nero Consultoria Imobiliária Ltda

Nero Consultoria Imobiliária Ltda

374 Respostas

Agradecimentos: 6.931 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 61 (16%)

Participante desde: 05/2021

Site: www.neroconsultoria.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Nero Consultoria Imobiliária Ltda está entre os TOP 90 imobiliárias possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação, Condomínio e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 374 respostas em nosso fórum.

sou obrigado a efetuar esses pagamentos e cumprir esse prazo ?

A Lei de Locações, em seu Artigo 4º, Parágrafo Único, determina que, neste caso (de transferência do local de trabalho), a notificação do locador deve se dar por escrito e com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

No IPTU consigo descobrir o número da matrícula do meu imóvel?

Não, infelizmente não consegue (ao menos aqui em São Paulo/SP). Para descobrir o número da matrícula você terá que fazer uma "pesquisa por endereço" no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela sua região.

Quem deve pagar comissão ao corretor de imóveis?

O ideal, e que o CRECI recomenda, é que deve pagar a comissão do corretor de imóveis quem o contratou. No entanto, o que se vê na prática em uma compra e venda, é que a comissão é paga pelo vendedor. Nos casos de Lançamento, normalmente os compradores pagam direto aos corretores ou imobiliárias envolvidas na venda, porém o valor é deduzido do valor do imóvel, gerando 2 valores: o que será pago para a construtora e o que será pago para os corretores. Esses valores somados devem dar o valor acordado para o negócio.

Existe como consultar score grátis e online para compra de imóvel?

Você consegue consultar o seu Score gratuitamente através do aplicativo da Serasa. Baixe o app, se cadastre e sempre terá, na tela do seu celular, o seu score de crédito atualizado e em tempo real.

É obrigatório ter uma imobiliária para alugar meu apartamento?

Você pode fazer diretamente com o inquilino, mas é importante que saiba que a imobiliária detém toda a expertise para uma locação mais segura para o proprietário locador, já que normalmente ela consulta a capacidade financeira e o histórico de bom pagador do futuro inquilino, além de normalmente arcar com os custos do advogado caso seja necessário despejar o inquilino por falta de pagamento, e ainda receber o imóvel no final do contrato nas mesmas condições do início da locação etc. Fazendo você mesmo, direto com o inquilino, deverá estar atento a todos os detalhes e lembrar-se que todos os custos serão só seus, tais como contratar e pagar os honorários do advogado para o despejo por falta de pagamento e eventual ação de ressarcimento de danos materiais ao imóvel locado etc. Aconselho que procure uma boa imobiliária da sua região e evite dores de cabeça, livrando-se de ter que divulgar e/ou anunciar a oportunidade de locação, atender pretensos locatários nas visitas prévias ao imóvel (o que sempre traz algum risco), fazer a análise da "ficha" do candidato, redigir o contrato com todas as cláusulas necessárias para a garantia dos seus direitos, fazer um laudo pormenorizado e fotográfico de vistoria inicial do imóvel para garantir que ele seja devolvido nas mesmas condições, efetuar as cobranças mensais, etc.

O inquilino tem preferência de compra do imóvel?

Sim, conforme a lei do inquilinato ele tem o direito de preferência, e deve exercê-la em até 30 dias depois de notificado pelo proprietário. O direito consiste em comprar o imóvel no mesmo preço e condições de terceiro proponente, ou seja, ele precisa, no mínimo, igualar a proposta que o proprietário já tem.

Do que eu preciso para tirar um CRECI jurídico?

Você precisa constituir uma empresa imobiliária com CNPJ, e levar o contrato à registro no Creci da sua cidade. Ressalto que em São Paulo você pagará no mínimo o valor de 2 anuidades pela PJ e mais a sua PF, totalizando, no mínimo, 3 anuidades. Digo “no mínimo” porque aumenta dependendo do capital social da empresa que você vai constituir.

O que fazer em caso de infiltração em um apartamento?

A primeira coisa a ser feita é levar o fato ao conhecimento do já que isso pode te ajudar a encontrar a causa. Se for proveniente do apartamento de cima, a responsabilidade pelo conserto é dele, inclusive por problemas causados no seu apartamento, que o vizinho causador do dano também vai ter que consertar.

Como cadastrar o cpf na receita federal para aumentar o score?

Primeiramente você tem que notificá-lo a pagar o aluguel atrasado, dando-lhe alguns dias para que ele resolva, muito embora com apenas 1 dia de atraso você já possa acioná-lo. Se não resolver, você deve propor uma Ação de Despejo por Falta de pagamento. Nela, o inquilino devedor será citado para pagamento, sob pena de ver rescindido o contrato de locação e ser-lhe dada a ordem de despejo, inclusive compulsório e com auxílio de força polícial se necessário.

Imposto para transferência de imóvel?

Em relação aos impostos, apenas o ITBI que, por ser um imposto municipal, varia em % de cidade para cidade. AlÉm disso, você terá que pagar as despesas de escritura (de transferência) e as de registro na matrícula do imóvel. Essas taxas também podem variar dependendo da sua cidade/estado.

Como saber qual o valor de IPTU de um imóvel?

Se você tiver o número de contribuinte municipal, basta acessar o site da prefeitura da sua cidade e fazer a consulta.

Posso financiar um apartamento com o nome no SPC?

É muito pouco provável que você consiga, já que os bancos negam aprovação caso o pretendente do financiamento tenha qualquer tipo de restrição financeira. De todo modo, tentar não custa nada. Tente! Converse com o banco e veja se é possível aprovar. Ou, alternativamente, tente negociar a dívida que ocasionou a sua negativação. Caso consiga fazer um acordo, em até 5 dias seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

É possível financiar direto com a Caixa Econômica?

Sim, a Caixa é um banco como outro qualquer, só que público. E como banco ela tem total interesse em conceder financiamentos. Aliás, a Caixa é líder absoluta em concessão de financiamento imobiliário no Brasil.

O que juros financiamento imobiliário?

A taxa de juros varia de banco para banco, por isso é importante pesquisar caso queira buscar um financiamento imobiliário. Os juros existem, a grosso modo, porque a entidade financiadora precisa ser remunerada pelo empréstimo (sim, o financiamento é um empréstimo) que concede, ou não haveria qualquer razão para concedê-lo.

O que é certidão de matrícula ou transcrição atualizada?

É a “fotografia” da situação do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis no momento de sua emissão. Na matrícula consta todas as atividades jurídicas praticadas no imóvel, como transferências de propriedades, ônus de qualquer natureza (uma penhora judicial, por exemplo) etc. , além de “contar toda a história” do imóvel desde que ele foi registrado (ou transcrito) pela primeira vez.

Como fazer contrato de locação com dois inquilinos?

Se eles forem morar na mesma habitação basta inserir o nome dos dois no contrato. Ao invés de apenas um, insira o nome é qualificação completa dos dois, que serão responsáveis solidariamente pro pagamento dos aluguéis e encargos locatícios.

O que é necessário fazer antes de comprar um imóvel?

Primeiramente, se o imóvel é usado, é necessário fazer uma vistoria minuciosa a fim de encontrar qualquer problema mais difícil de resolver, o que pode impactar negativamente no valor investido na compra, já que você precisará gastar mais dinheiro do que previa. Se o imóvel for para moradia, é importante também pesquisar o bairro, se você não o conhece tão bem, para verificar a existência de problemas, como segurança, infraestrutura de comércio e serviços, transporte público etc. É necessário, ainda, verificar se a documentação do imóvel e do vendedor está em ordem, se os impostos e eventuais taxas de condomínio (se for apartamento) estão regularmente pagos. Se possível, contrate um corretor ou imobiliária de sua confiança para ajudá-lo nessas questões e nas tarefas mais burocráticas, como o contrato e os registros, por exemplo. Boa compra!

Como financiar uma casas pela Caixa?

Sim, quantas a sua renda permitir e o banco aprovar. Não há qualquer norma legal que te proíba de ter mais de um financiamento ativo, seja pelo mesmo banco ou não. O único limite é a sua renda.

O que acontece se eu não pagar o IPTU?

Provavelmente o débito será inscrito na Dívida Ativa do município e o mesmo vai propor uma Execução Judicial, quando o imóvel, caso a dívida não seja quitada, pode ser penhorado. Se a dívida, ainda assim, não for paga, o imóvel pode ir à leilão, quando o valor arrecadado será utilizado para o pagamento da dívida. Se sobrar dinheiro, ele é entregue a você. Se eu pudesse te dar um conselho, eu te diria para fazer um acordo para pagamento parcelado dos débitos.

Quanto tempo demora para emitir todas as certidões de um venda de um imóvel?

Como atualmente tudo é digital, normalmente as certidões saem praticamente na hora em que se solicita, salvo quando os nomes dos vendedores são comuns e o sistema precisa verificar os homônimos (nomes iguais). Certidões da Junta Comercial, pelo menos em São Paulo-Capital costumam demorar um pouco mais. De todo modo, mesmo que haja contratempos, as certidões são todas emitidas em, no máximo, 5 dias.

4451 nero-consultoria-imobiliaria-ltda