Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.541 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

E se o financiamento do imóvel for negado?

Se o financiamento for negado você deve ter um plano B. o melhor é aprovar o crédito antes de fechar negocio.

Apartamento cobertura próximos a aeroportos são ruins?

Nas coberturas ou em qualquer outro andar o barulho dos aviões estará presente, mas já existem vidros que reduzem o barulho.

Quais impostos eu não preciso pagar na hora da compra do imóvel?

Você só precisa pagar o ITBI que é o imposto municipal de transmissão da propriedade, mais nenhum imposto.

Se a construtora atrasar a entrega do apartamento ele paga multa?

Até 180 dias não paga multa, depois podes até desfazer o contrato dependendo do caso.

Consigo usar meu FGTS para comprar um imóvel no litoral?

Se resides e trabalhas no litoral sim e terás que comprovar. Se for imóvel para veraneio, não.

Existe alguma vantagem entre vender o imóvel com corretor ou imobiliária?

A imobiliária é formada por Corretores parceiros que atuam tendo por trás toda a infra estrutura disponibilizada pela imobiliária. O corretor autônomo trabalha sozinho. Tanto faz.

Quanto tempo demora para fazer o registro do imóvel?

No máximo 30 dias, hoje em dia bem mais rápido se toda a documentação estiver correta.

A transferência de um imóvel é feita pela imobiliária?

Se você contrata estes serviços sim. Se você não contrata, não é você quem providencia tudo.

Qual é o sol da manhã, face norte ou face sul?

Aqui no RS sol da manhã no inverno é face leste, do meio da manhã norte e do meio da tarde oeste. Sul não pega sol no inverno. No verão apartamentos com abertura voltada para o sul pegam muito sol e são muito quentes.

O que quer dizer lavrar uma escritura?

Escrever, digitar. Um documento foi lavrado em cartório, isto é, foi escrito, digitado, passado para o papel.

O valor financiado do imóvel vem corrigido?

Sim, o valor é depostiado na conta do vendedor pelo banco na data da assinatura da escritura ficando bloqueado. Veja bem, o valor entra na conta na data da assinatrua do contrato, é liberado entre 5 a 8, 10 dias após a devolução da escritura registrada. Portanto não vai ficar 30, 40 dias rendendo, após a assinatura pelo comrpador ele leva ao banco que confere, assina e entrega oa comrpador para registro, o registro leva entre 8 e 30 dias, depende e neste tempo fica rendendo. Os rendimentos são sujeitos a carnê-leão.

Contrato de Exclusividade Imobiliária de 1 mês?

Um prazo muito curto, não conheço quem trabalhe com este prazo. 

Contrato de Exclusividade Imobiliária de 1 mês?

Curiosa para saber quando foi que vendeu este imóvel já que se passou 9 meses.

SE EU NÃO PAGAR O ITBI MEU NOME VAI PARA O SERASA?

Se você não pagar o ITBI parcelado aqui no RS teu nome vai para o SPC e você não registra a escritura de compra e venda. A vista você tem que pagar ou não irá fazer a escritura pública e/ou registrar a particular sem a guia do imposto quitado.

O valor do condomínio de uma cobertura é o dobro?

Se a metragem for maior em geral o condomínio é maior.

Posso usar meu FGTS junto com o Minha Casa Minha Vida?

Sim, pode usar sem problema desde que não tenham nenhum outro imóvel em qualquer lugar do país no seu nome pois estamos falando de MCMV onde você não pode ter a propriedade de outro imóvel. Atente que se for comprar imóvel na planta ou em construção em que os valores são repassados pela Caixa ao construtor conforme cronograma de obras, incidirá INCC sobre todos os valores, tanto financiados quanto os recursos próprios.

Melhor investir em apartamento ou sala comercial?

Não é tão simples assim. É preciso toda uma análise do potencial da cidade onde quer investir e o que esta mais em alta.

Qual documento do meu imóvel eu preciso ter em casa?

Não é preciso guardar esta documentação em casa. qualquer ato praticado por você com o seu imóvel irá exigir a matricula atualizada com data de no minimo 30 dias e você solicita via site. A escritura pública bem como recibos devem sempre ser guardados como prova do negócio mas se perderes o cartório onde foi feita fornece uma certidão então se tem os documentos deixe guardado se não tem não precisa sair correndo.  

Quanto vale a mais um apartamento face norte?

O sol norte é o mais procurado juntamente com o leste e depende do perfil do comprador a sua escolha, mas isso não quer dizer que sozinho ele venha a ter preço maior ou menor. Um imóvel com sol leste nos dormitórios, norte na área social e sul na área de serviço pode ser bem vindo para compradores jovens mas não para pessoas idosas que acordam tarde e preferem o sol da tarde no dormitório. A orientação solar é importante e agrega preço aqui no sul junto com outros fatores.

Quando eu pago a comissão do corretor que alugou meu apartamento?

Quando você aluga com imobiliária a comissão é descontada do recebimento do primeiro aluguel. Quando você contrata Corretor de Imóveis particular deve por escrito acordar como será o pagamento. A maioria quer receber na assinatura do contrato com medo de que o lcoador posteriormente não queira pagar. Eu faço um contrato de prestaçãod e serviços e recebo a comissão no primeiro aluguel. 

1192 maria-angela-camini