Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.541 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Preciso avisar que vou sair de imóvel alugado?

Sim, pela lei 30 dias antes salvo se você sair antes do término do contrato pagando multa onde poderá entregar as chaves sem o aviso antecipado. Se for desocupação com isenção da multa o aviso de 30 dias é obrigatorio nos casos de trasnferência pelo emrpegador público ou privado, se for rpazo indeterminado ou após xx meses de contrato 30 dias.

O boleto do condomínio vai em nome do inquilino?

O boleto do condominio é emitido em nome do proprietário do imóvel e enviado para a imobiliária de locação que lançará o valor no boleto do aluguel que vai em nome do inquilino tendo a imobiliária como sacado e o nome do locador como beneficiário dos valores pagos constantes no boleto. Se você locar direto com o proprietário o boleto vem no nome do locador porque este é o devedor principal, mas já vi condomínios emitindo boleto em nome de inquilinos só que na justiça o condominio somente pode cobrar o proprietário e portanto é um erro.

O INQUILINO DEVE DEVOLVER O APARTAMENTO PINTADO?

Somente se tiver recebido com pintura nova e constar no contrato escrito ou vistoria inicial. A ausência de vistoria inicial onde conste pintura nova impede o locador de exigir o mesmo na devolução do imóvel. Se não houver vistoria inicial o contrato deve prever em cláusula que o imóvel foi entregue com pintura nova e assim deve ser devolvido citando cor, tipo de tinta das paredes e esquadrias e marca da tinta.

O INQUILINO DEVE DEVOLVER O APARTAMENTO PINTADO?

Completando minha resposta mais acima, em SP já há decisões judiciais que favorecem o inquilino considerando a pintura nova desgastada pelo uso do imóvel como desgaste de uso e não havendo dano provocado pelo locatário este fica dispensado de pintar tornando sem efeito a cláusula que exige pintura. Talvez por isto as empresas de seguro fiança não cobrem na justiça os locatários. Aqui no RS os julgados continuam favorecendo o locador se constar em contrato.

Apartamento ou Sobrado geminado?

Isso vai depender do que você deseja fazer com o apartamento, localização, se mobiliado ou não.

Na matrícula do imóvel consta o nº do IPTU?

Sim, consta o numero do cadastro do contribuinte ou seja quem consta como proprietário do imóvel. 

Contas de consumo na locação de imóvel?

Se constar em contrato o que recomendo seja feito, sim deves transferir para teu nome e na desocupação após a vistoria final pede o desligamento e conta final para quitar. Todo o cuidado quando a locação é feita em nome de quem tem abalo de crédito pois pode não ser possivel ligar a luz em nome do inquilino, isso ocorre em locações direta com o proprietário.

Apartamento um por andar é ruim?

Parto do principio que quanto menos apartamento maior a despesa condominial então tudo vai depender dos teus rendimentos. Eu acho fantástico os imóveis 1 por andar com elevador exclusivo por código de acesso, mas o custo é muito elevado.

Qual a diferença entre eu vender meu imóvel por imobiliária ou corretor autônomo?

Depende, a imobiliaria tem toda uma infraestrutura que o corretor autônomo pode não ter, inclusive juridica. Há corretores autônomos como eu que tem um suporte por trás que garante meu atendimento. Em ambos o comissionamento pode ser o mesmo mas nada impede que seja negociado. 

Qual vem primeiro? Pagamento ou Escritura?

Primeiro se paga o sinal e assinado o contrato particular com as regras acordadas entre as partes, depois se providencia a documentação completa e escritura e na assinatrua da escritura quita-se o preço. a última etapa é o registro da escritura pública no cartório de imóveis. Quando não envolve profissional do ramo, somente se paga no ato da escritura e jamais se entrega as chaves antes disso.

Quando eu pago o ITBI de um imóvel financiado?

No ato da compra junto com o contrato fornecido pelo banco para ser assinado. 

A imobiliária pode pedir exclusividade para vener meu imóvel?

A proprietária é você e quem dita as regras é você. Pedir exclusividade e te dizer que só aceita teu imóvel desta forma é um direito do profissional que trabalha somente assim. A você cabe aceitar ou não. Há vantagens e desvantagens. Para aceitar deves no minimo exigir que a imobiliária te dê compensações como arcar com os custos dos anúncios e mante-los em atividade durante o prazo da intermediaçãodas, pagar e providenciar tuas certidões e do imóvel na venda, manter o imóvel arejado e limpo para visitas e um prazo de nominimo 6 meses para vender sem renovação automatica.

Todos prédios possuem apartamento cobertura?

Não, há prédios que não possuem cobertura, alguns inclusive tem a área social no terraço do prédio.

É muito dificil vender um apartamento no 1º andar?

Aqui no meu condomínio vende e aluga tudo que tiver disponível e dentro do preço, rapidamente.

Responsabilidade do custo de transferência de imóvel?

O comprador na compra e venda e no caso de permuta o melhor é acordar 50% para cada permutante no total dos custos

Entrega de chave de imóvel financiado

Não, não é correto. A entrega das chaves coloca o comprador na posse do imóvel e se o financiamento der problema você precisará da justiça para tria-lo. O que se pode fazer é amarrar o contrato. entrega as chaves com a posse provisória na assinatura da escritura e transforma em posse definitiva quando o valor financiado for liberado. Tudo isso precisa da orientação de um profissional ou podes te prejudicar.

Quem paga o ITBI na compra e venda de um imóvel?

Depende do tipo de comrpa e venda. Em geral o ITBI é pago pelo adquirente do imóvel. Em casos que o vendedor aceita outro imóvel como parte de pagamento o adquirente irá pagar dois ITBI pois um dos critérios para que o vendedor aceite este tipo de pagamento é que o adquirente arque com os custos da ttasnferência dos imóveis.

O que é a escritura de um imóvel?

É o documento oficial que oficializa o negocio e te permite transferir a propriedade do imóvel para o teu nome no momento em que é registrado na matricula imobiliária.

Contrato de Corretagem com exclusividade?

Quer dizer que durante determinado tempo somente o Corretor vai poder vender teu imóvel e se você fechar direto mesmo que com um parente ele fará jus a comissão por estar trabalhando exclusivamente teu imóvel. Vantagem: como ele investe em anúncios e tudo mais terá mais interesse em vender.

1192 maria-angela-camini