Juliano Cardoso

Juliano Cardoso

9.500 Respostas

Agradecimentos: 56.939 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 628 (7%)

Participante desde: 09/2022

Site: https://instagram.com/juliano.1982

SOBRE O RESPONDEDOR:

Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Imóveis, Negociação, Condomínio, Locação, Jurídico Imobiliário e etc, possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.523 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta residencial , Lemans imóveis , Marth imóveis , Miguel imóveis , Junqueira e Elleve inteligência imobiliária.

O que acontece se não pagar multa de quebra de contrato?

A imobiliária ou proprietário poderão ajuizar a dívida aberta, depois irá ficar constando seus dados no TJ e dificilmente conseguirá alugar Imóveis novamente, exceto que pegue proprietário que force cláusulas abusivas em seu contrato.

tem 1 mês q o inquilino mudou o iptu deste ano ele já paga ?

Não, inquilino não pagará o IPTU deste ano, já que ele não reside este ano no imóvel, o inquilino pagar o IPTU referente ao mês no imóvel, pega-se o valor total do IPTU, dividi-se por 12 (assim terá a quantia referente a cada mês) e cobrar mês a mês até dezembro, inquilino pagará referente também ao próximo ano, podendo pagar ano inteiro se continuar no imóvel o ano todo.

Posso cobrar aluguel de herdeiro?

Somente se o herdeiro for seguir com a locação e manterá o contrato alterando a titularidade da locação, se não for continuar com a locação, herdeiros não possuem responsabilidade de assumir a locação e pagar o aluguel. Tenha mais empatia, você perdeu um mês de aluguel e alguém perdeu um familiar, as vezes o provedor da casa.

É possível comprar casa direto com o banco Itaú?

Não, exceto que encontre pessoas capacitadas a trabalhar com leilão de imóveis do Itaú que normalmente são repassadas para empresas profissionais e capacitadas, o Itaú no geral libera a linha de crédito Imobiliário e no dia de hoje tem escolhido para quem libera o crédito de acordo com o rating do cliente com o banco.

O que pode impedir um financiamento de imóvel pela caixa?

Da parte do comprador, será: restrição no nome, score baixo, comprometimento de renda acima de 33% com compras crediário, empréstimo pessoal ou cartão de crédito parcelado. Da parte do imóvel, certidão de ônus positiva, restrições em nome do comprador, imóvel ser regularização.

Meu cônjuge já tem imóvel posso financiar um no meu nome?

Se forem casados no papel, não será possível comprar nem a vista um imóvel em seu nome, muito menos financiamento que será pego dados dos dois, exceto que, seja apenas amasiada e sem união estável escriturada em cartório.

Consigo usar FGTS para amortização?

Enquanto possuir imóvel, posse ou usufruto não será possível utilizar o FGTS para aquisição ou amortização de segundo imóvel na cidade ou limítrofe, também não será possível amortização do segundo imóvel com o FGTS se no ato da aquisição não estiver constando que adquiriu pelo FGTS, portanto, deverá vender primeiro ou transferir o imóvel para alguém de confiança sem usufruto nada.

Posso trocar de banco o financiamento do meu imóvel?

Você poderá realizar portabilidade, porém, coloca no papel o custo efetivo do financiamento, se realmente vai compensar a diferença de juros, já que, deverá também pagar taxa de engenharia (vistoria) do Santander e também terá que recolher ITBI e registros (agora integral e sem desconto).

Qual é o banco mais fácil de aprovar um financiamento imobiliário?

O banco da habitação e o que mais faz financiamento Imobiliário é a Caixa Econômica Federal, vale ressalva que o banco do Brasil também trabalha com programa habitacional Novo Minha Casa Minha Vida e ainda assim a Caixa Econômica Federal é o que mais libera credito.

O que significa dívida ajuizada de IPTU?

Significa que a prefeitura está executando a dívida do IPTU do referido imóvel, que se o dono não arrumar um advogado com urgência, poderá ter o imóvel com penhora executada por causa da dívida ativa e perder a posse do imóvel.

Contrato de compra e venda deve exigir pagamento?

Sim, se você vai comprar, você deverá assim pagar o que está comprando, o proprietário vendedor não passará a posse sem antes receber o valor combinado ou parte dele, conforme combinado e acordado.

Qual a renda para financiar um imóvel de R$ 300.000,00?

A depender muito de recursos próprios, saldo FGTS e se imóvel é novo ou não, se construído com recursos do banco, mas, algo a partir de R$ 4. 500, 00 no melhor dos cenários ou 7. 000, 00 sem nenhuma condição favorável.

É possível registrar imóvel em nome de menor?

Sim, basta o imóvel estar quitado, uma vez que se estiver financiado o contrato de alienação fiduciária é o que irá ser e ficar registrado até a quitação, recomendo que ao passar imóvel para nome de menor, mantenha o usufruto em nome de alguém de maior, para que o menor não venda tão logo fazer 18 anos.

Tenho que pagar o IPTU do apartamento?

Se não está no contrato e o locador que é o proprietário não te informou na hora da locação, você não é obrigado a pagar, o código civil é claro em dizer que a responsabilidade do IPTU é do proprietário e a lei do inquilinato 8. 245/91 diz que, para transferir o IPTU para o locatário inquilino é necessário estar constando em contrato a obrigação.

como realizar a venda de um imóvel financiado ?

Existe sim, da mesma forma que se vende imóvel quitado, o vendedor não poderá ter utilizado FGTS no imóvel nos últimos 3 anos, para que o comprador possa utilizar, se deseja financiar a compra, o financiamento irá quitar o seu saldo e te depositar a diferença a mais.

O que é considerado em uma área útil de um imóvel?

É a parte utilizável do imóvel, descontando paredes, contando o apartamento, parte do hall de acesso e vagas de garagem são áreas úteis de um apartamento, em uma casa, desconta-se paredes e muros.

Do que preciso para comprar apartamento direto com o banco Itaú?

Primeiro ser cliente correntista do Itaú, de preferência personalité, com excelente rating e score devido sua assiduidade com o banco, o Banco Itaú não está muito focada em financiamento Imobiliário, dando preferência assim somente a quem eles desejarem.

Problemas com o piso, posso sair do imóvel sem pagar multa?

PoderÁ sair do imóvel, desde que a proprietária autorize sair sem pagar a multa, aí você procura outro imóvel e se muda, a respeito do conserto dos pisos ela é obrigada a fazer, mas, se deseja realizar do imóvel todo causando transtornos e prejuízo aos inquilinos, compete a ela ter o bom senso.

Como posso financiar 100% de uma casa ?

Comprando imóvel novo na planta ou com financiamento de entrada direto com a construtora ou proprietário, outra forma é o proprietário aceitar jogar 20% no financiamento do que realmente será vendido, um imóvel que vai ser comprado a 300. 000 deverá passar por 360. 000 para avaliação do engenheiro, se aprovado, o vendedor deverá ter ciência que pagará lucro imobiliário sobre os 360. 000 e verá apenas 300. 000 do valor e você pagará ITBI e registros sobre os 360. 000.

Posso abrir mão do cdhu para financiar pela minha casa, minha vida?

Você poderá sim vender e comprar um novo, você terá no máximo taxas de juros melhores pela Caixa Econômica Federal ou banco do Brasil, porém, não se enquadra no programa habitacional com subsídio por já ter sido assim contemplada.

21755 juliano-cardoso