há 1 ano
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
O que pode ser feito?
Quase 2 anos que uma das minhas irmãs construiu uma casa em um terreno do meu pai. Depois ela quis trocar essa casa com outra irmã minha e por fim essa irmã trocou com essa casa que tá no terreno do meu pai.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 1 ano
O que pode ser feito?
Quase 2 anos que uma das minhas irmãs construiu uma casa em um terreno do meu pai. Depois ela quis trocar essa casa com outra irmã minha e por fim essa irmã trocou com essa casa que tá no terreno do meu pai.
Respostas (13)
Se seu pai é vivo, ele é quem pode resolver esse problema, se não for vivo, tem que ser feito o inventário do bens deixados pelo seu pai. Sua irmã não poderia ter feito troca de uma coisa que não pertence a ela que é o terreno.
há 1 ano
Quando um filho constrói no terreno dos pais a presunção legal é que os pais são os donos da construção conforme o artigo 1253 do Código Civil.
há 1 ano
Pode desde que segue os seguintes passos:. É necessário formalizar a troca por meio de uma Escritura pública que deve ser lavrada em um cartório de notas. Nesse documento,. Devem estar detalhadas as informações sobre a troca como os imóveis envolvidos os valores atribuídos a cada um de mais cláusulas e condições acordadas entre as partes. ApÓs a lavratura da Escritura pública é importante registrar troca no cartório de registro de imóveis para que as alterações da propriedade sejam devidamente oficializadas e registradas.
há 1 ano
NecessÁrio verificar a situação com mais informações. Favor consultar um advogado que certamente irá analisar a fundo o que ocorreu.
há 1 ano
A casa estando no terreno do seu pai e tendo sido construída com autorização dele, o máximo que pessoa construiu a casa terá direito é o ressaricmento da construção. Porque a casa é do seu pai.
há 1 ano
Precisa verificar melhor pois, o terreno é direito de todos mas, qual é a questão nesse caso? Ficou incompleta a pergunta.
há 1 ano
Não ficou claro pra mim o que quis dizer. O que pode ser feito é: Se tem contrato de gaveta, fazer outro com os novos termos e reconhecer firma em cartório, mas o ideal é sempre fazer o certo, escritura e registro mais uma vez.
há 1 ano
Nesse caso deve haver a reunião entre os familiares para resolver a questao.
há 1 ano
Se não houver um acordo escrito, as partes podem sugerir um acordo.
há 1 ano
Pode ser feito um contrato de doação ou divisão amigável.
Compartilhe esta Pergunta