Pergunta
Nao
há 4 anos
129Osmar Maurtilio - Corretor

Gustavo Ferrari
Perguntador
há 4 anos
Todo inquilino é obrigado a fazer seguro do imóvel?
Respostas (9)

Aragon
Corretor de imóveis
Respostas: 9
há 4 anos
O seguro não é obrigado, mas lembre se que caso aconteça alguma coisa, vão ter que arcar com a responsabilidade.

Cerigatto





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 4 anos
O seguro incêndio deve ser pago pelo proprietário do imóvel. Mas, existe uma cláusula dentro da lei do inquilinato que permite que o mesmo seja repassado ao inquilino. Caso isso ocorra, a decisão precisa estar acordada em contrato. Mesmo que a cláusula não seja incluída no contrato de locação, o inquilino não está isento das responsabilidades e do prejuízo causado aos próprios bens e aos de terceiros.

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 4 anos
Por mais que não seja obrigatório hoje em dia é quase unanimidade se pedir o seguro.

Abravanel



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 2.400
há 4 anos
Seguro residencial é fundamental para qualquer imóvel, seja a casa própria, seja o imóvel alugado. E não é importante somente para o proprietário, mas também para o inquilino. . . . O inquilino fica responsável não só pelo seguro, como também pela taxa de condomínio e o IPTU.

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.408
há 4 anos
É recomendável que imóveis de aluguel contem com seguro residencial, mas de quem é a responsabilidade pelo pagamento? Seguro residencial é fundamental para qualquer imóvel, seja a casa própria, seja o imóvel alugado. E não é importante somente para o proprietário, mas também para o inquilino. Mas quando o imóvel é de aluguel, de quem é a responsabilidade de pagar o seguro residencial, do locador ou do locatário? Segundo a Lei do Inquilinato, em tese seria do proprietário a responsabilidade de pagar pelo seguro residencial. Mas há uma brecha na Lei que permite aos locadores transferirem essa responsabilidade para os locatários. Todos os impostos e taxas, assim como o seguro contra incêndio, devem ser arcadas pelo locador “salvo disposição expressa em contrário no contrato”. Na prática, é justamente isso que acaba acontecendo. O inquilino fica responsável não só pelo seguro, como também pela taxa de condomínio e o IPTU. Mas seria assim de qualquer jeito. Se ficassem por conta do proprietário, esses custos certamente estariam embutidos no valor do aluguel, sendo repassados para o inquilino.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 4 anos
Somente se o locador exigir, se o locador não exigir ou o imóvel for muito antigo o seguro fogo não é solicitado.
Bruno Sérgio De Oliveira

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 184
há 3 anos
Não é obrigatório, mas é recomendado que se faça. O seguro garante ao proprietário que seu bem será preservado em qualquer circunstância, também garante ao inquilino maiores prejuízos se houver dano ao patrimônio de terceiros e o mesmo não estiver segurado. É direito do proprietário exigir, mas não é obrigatório, caso não exista a exigência.