portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Sim quizer cancelar e não pagar a multa justiça, porem o outro caminho é conversar com o responsável pela imobiliária.

há 2 anos

32

Miguel Silva

imóvel guide usuário

Camila

Perguntador

há 2 anos

Como cancelar um contrato de exclusividade?

Meu marido assinou um contrato de exclusividade com uma imobiliária( tem 1 mês), porém não tivemos nenhuma visita, nada de clientes. Ao ler o contrato, descobrir que eles cobram uma multa por cancelamento. Achei isso errado demais, pois tiraram o direito do proprietário como dono do imóvel, pois o mesmo não tem a opção de desistir. Quero saber se há alguma coisa que posso fazer? Justiça? Processo? Ou realmente eles podem nos tirar o direito de desistir, não importando o motivo.

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Miguel Silva

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.241

há 2 anos

Sim quizer cancelar e não pagar a multa justiça, porem o outro caminho é conversar com o responsável pela imobiliária.

Corretor de imóveis

Alexandre Fortunato Creci 172.532-f

Corretor de imóveis

Respostas: 182

há 2 anos

Não existe opção de não desistir, causa nula e abusiva de pleno direito. Leia o contrato e conversa com a imobiliaria. Um mês é pouco tempo para vender. Comunique-se somente por e-mail para registro. Já que pediram exclusividade, espero que o plano de ação da imobiliaria esteja em contrato também. Peça a ela em virtude da exclusividade o plano de ação para os corretores colocarem seu imovel no radar de vendas. Agora Multa para desistir, tem gente louca mesmo. Verifique o prazo do contrato, pelo que me lembro não pode ultrapassar 180 dias. Consulte o CRECI sobre isso.

Corretor de imóveis

Larh Imoveis

Imobiliária

Respostas: 37

há 2 anos

Primeiro lugar: todo contrato deve ser lido minuciosamente antes de sua assinatura, se não tem conhecimento do que esta assinando deve sempre levar a um advogado para esclarecer as dúvidas antes da assinatura. Segundo lugar: se não leu, se leu e não entendeu, ou se leu não entendeu e também não consultou um advogado antes de assinar, não há o que reclamar. Terceiro Lugar: depois de tudo isso, querendo realmente cancelar, o que tem que ser feito é ir à imobiliária ou ao encontro do corretor para expor a sua intenção e tentar convencer ser o melhor para ambas as partes, pois afinal nem o corretor e nem a imobiliária são obrigadas a cancelar um contrato apenas por desistência do vendedor que reclama que não recebeu nenhuma visita ao imóvel vendido. Nos dias de hoje onde tudo ou quase tudo é feito virtualmente, as imobiliárias ou corretores utilizam ferramentas como sites e aplicativos para gerarem as visitas ao contrário do que os clientes imaginam. Esta é uma das razões da cobrança de multas por algumas imobiliárias ou corretores, pois investem em muita publicidade nas mídias sociais, entre outros gastos. No contrato não há nenhuma cláusula que estipule que uma imobiliária tem o dever de levar clientes para visitar o imóvel em um período de tempo determinado, saiba que o maior interessado em vender o imóvel no período de contrato são os corretores ou a imobiliária, pois são eles que estão investindo para dar publicidade ao seu produto.

Corretor de imóveis

Piush

Corretor de imóveis

Respostas: 103

há 2 anos

Pode ser que agiram de má fé. Existe um termo que os advogados usam ... Cláusula leonina - que é onde somente um dos lados tem vantagem. Se for constatado isto, o contrato não tem valor. Melhor consultar um advogado ou o PROCON, se for constatado que o contrato não tem valor por ser abusivo, você poderá processá-los.

Corretor de imóveis

Maria Marta Fontoura De Freitas

Corretor de imóveis

Respostas: 89

há 2 anos

O Contrato de Exclusividade pode ser cancelado, o proprietário tem o direito de escolher uma outra imobiliária ou deixar o imóvel na mão de todos os corretores.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.597

há 1 ano

Contratos se fazem lei entre as partes e como regra geral devem ser honrados. Se a multa não é abusiva nem vale a pena buscar a justiça.

Faça uma nova pergunta: