há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Posso colocar imóvel no nome do filho menor de idade?
Meu filho é divorciado legalmente e quer comprar um imóvel e colocar em nome da folga de 12 anos, mas não quer o envolvimento da mãe, em nenhuma assinatura. Isso é possível ??
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Posso colocar imóvel no nome do filho menor de idade?
Meu filho é divorciado legalmente e quer comprar um imóvel e colocar em nome da folga de 12 anos, mas não quer o envolvimento da mãe, em nenhuma assinatura. Isso é possível ??
Respostas (11)
Sim. Ele compra em nome da filha menor, mas obrigatoriamente deve instituir usufruto vitalício em nome dele. Os bens do menor são administrados pelos pais e a mãe tem a guarda do menor. Então para que ele administre o imóvel que vai comprar para o filho é obrigatório o usufruto em favor dele.
há 4 anos
Sim o imovel pode ser colocado no nome de filhos desde que eles sejam emancipados pelos pais , com isso o imovel fica no nome dele e com uso fruto do pai , se não houver esta emancipação o imovel tera que ficar em nome do pai ate ele ser maior de idade aonde podera se dar a transferencia de titularidade.
há 4 anos
Veja bem: ele não pode comprar em nome da criança porque onde a criança arrumaria dinheiro para proceder à compra? Ele pode comprar o imóvel e doa-lo à criança mas será preciso que a mãe aceite a doação porque com 12 anos a criança é incapaz. Avise seu filho que caso ele doe a casa à menor de idade se por infelicidade esse menor morrer a mãe dela herdará metade da casa. E se o que ele pretende com essa doação é fraudar direito de credores essa doação será anulada. Aconselho enfaticamente que ele compre em nome dele.
há 3 anos
Seu filho está ciente que se a criança morrer (que Deus nos livre disso) a mãe herda metade desse imóvel? De qualquer forma, até onde eu sei, haverá necessidade da presença de ambos os genitores; presença essa que pode ser suprida por ordem judicial.
há 4 anos
É possível , o processo é o mesmo para doação de bens para filhos adultos.
há 4 anos
Sim claro, desde que na partilha de bens o imóvel lhe coube, mas o imóvel somente poderá ser alienado ou onerado após a maioridade do filho. Se o imóvel na partilha ficou em comum, a decisão de passar para onome do filho o imóvel, caberá a ambos e somente com a assinatura de ambos.
há 4 anos
Sim é possível.
há 3 anos
Totalmente possível, mas o responsável legal pelo o imóvel é o responsável legal pela filha dele.
há 3 anos
Por ser um investimento a longo prazo, é comum os pais pensar em comprar imóveis e colocar no nome do filho menor de idade, isso é possível ,sim, e o processo é o mesmo da doação de bens para os filhos adultos.
há 4 anos
Procura uma assessoria jurídica ver o caso a melhor saída de acordo com lei.
Compartilhe esta Pergunta