Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Devo pagar imposto sobre ganho de capital caso venda?

OlÁ. Recebi um imóvel de doação simples há 4 meses atrás sem clausula de usufruto. Foi pago o imposto devido, chamado ITCMD, de acordo com o valor avaliado pelo Estado (4% de 60 mil). Mas agora apareceu uma proposta para eu vender esse imóvel por 300 mil reais. Devo pagar imposto de ganho de capital caso eu venda? Nunca vendi imóvel antes na vida e é meu único imóvel.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Devo pagar imposto sobre ganho de capital caso venda?

OlÁ. Recebi um imóvel de doação simples há 4 meses atrás sem clausula de usufruto. Foi pago o imposto devido, chamado ITCMD, de acordo com o valor avaliado pelo Estado (4% de 60 mil). Mas agora apareceu uma proposta para eu vender esse imóvel por 300 mil reais. Devo pagar imposto de ganho de capital caso eu venda? Nunca vendi imóvel antes na vida e é meu único imóvel.

Respostas (11)

há 4 anos

Depende do valor informado na doação. O valor de avaliação para fins de imposto é diferente do valor de doação para você. O valor de doação para você é o valor que consta na ultima declaração do doador. Se for seu único imóvel está isento do imposto porque você somente paga na venda cima de 440 mil reais.

há 4 anos

Ganho de capital é a diferença entre o valor pago pelo imóvel e o valor vendido, normalmente sobre esse ganho incide uma alíquota de 15%. Contudo, se for o único imóvel da pessoa e vendido por um valor até 440.000,00,é isento de pagar o imposto, outrossim, se tiver mais de um imóvel ou se for vendido por um valor acima do isento, ainda assim não pagará o imposto se utilizar o valor da venda para comprar outro imóvel dentro do prazo de 180 dias.

há 3 anos

Faça simulação do valor que deverá pagar em nossa calculadora online. <a href="https://www.imovelguide.com.br/calculos/ganho-de-capital-na-venda-de-imovel">www.imovelguide.com.br/calculos/ganho-de-capital-na-venda-de-imovel</a>.

Compartilhe esta Pergunta