há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Devo pagar imposto sobre ganho de capital caso venda?
OlÁ. Recebi um imóvel de doação simples há 4 meses atrás sem clausula de usufruto. Foi pago o imposto devido, chamado ITCMD, de acordo com o valor avaliado pelo Estado (4% de 60 mil). Mas agora apareceu uma proposta para eu vender esse imóvel por 300 mil reais. Devo pagar imposto de ganho de capital caso eu venda? Nunca vendi imóvel antes na vida e é meu único imóvel.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Devo pagar imposto sobre ganho de capital caso venda?
OlÁ. Recebi um imóvel de doação simples há 4 meses atrás sem clausula de usufruto. Foi pago o imposto devido, chamado ITCMD, de acordo com o valor avaliado pelo Estado (4% de 60 mil). Mas agora apareceu uma proposta para eu vender esse imóvel por 300 mil reais. Devo pagar imposto de ganho de capital caso eu venda? Nunca vendi imóvel antes na vida e é meu único imóvel.
Respostas (11)
Depende do valor informado na doação. O valor de avaliação para fins de imposto é diferente do valor de doação para você. O valor de doação para você é o valor que consta na ultima declaração do doador. Se for seu único imóvel está isento do imposto porque você somente paga na venda cima de 440 mil reais.
há 4 anos
Existe isenção para imóveis de valor de venda inferior a R$ 440.000,00.
há 4 anos
Ganho de capital é a diferença entre o valor pago pelo imóvel e o valor vendido, normalmente sobre esse ganho incide uma alíquota de 15%. Contudo, se for o único imóvel da pessoa e vendido por um valor até 440.000,00,é isento de pagar o imposto, outrossim, se tiver mais de um imóvel ou se for vendido por um valor acima do isento, ainda assim não pagará o imposto se utilizar o valor da venda para comprar outro imóvel dentro do prazo de 180 dias.
há 4 anos
NAO POR FOI ORDEM JUDICIAL.
há 4 anos
Não. SMJ esse valor ainda está dentro da isenção.
há 4 anos
Recolher imposto de ganho de capital.
há 4 anos
15%.
há 4 anos
Neste caso sim você deverá pagar o ganho de capital, agora caso você compra outro imóvel do mesmo valor não será preciso ser pago o ganho de capital.
há 3 anos
Não pagará ganho de capital se comprar outro imóvel dentro do prazo de 6 meses.
há 3 anos
Faça simulação do valor que deverá pagar em nossa calculadora online. <a href="https://www.imovelguide.com.br/calculos/ganho-de-capital-na-venda-de-imovel">www.imovelguide.com.br/calculos/ganho-de-capital-na-venda-de-imovel</a>.
Compartilhe esta Pergunta