há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
A imobiliária pode cobrar taxa administrativa sobre IPTU e condomínio?
Num contrato de aluguel por pacote (ex aluguel $1200+ iptu$200+cond. $800 = $2200, ) sendo que o iptu e o <a href="https://www.imovelguide.com.br/condominios" >condomínio</a> serão pagos e controlados pelo proprietário, é lícito, a imob cobrar 10% sobre o vlr total do pacote, ou seja sobre os $2200?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
A imobiliária pode cobrar taxa administrativa sobre IPTU e condomínio?
Num contrato de aluguel por pacote (ex aluguel $1200+ iptu$200+cond. $800 = $2200,) sendo que o iptu e o condomínio serão pagos e controlados pelo proprietário, é lícito, a imob cobrar 10% sobre o vlr total do pacote, ou seja sobre os $2200?
Respostas (9)
Não , essa cobrança apesar de comum é ilegal, podendo gerar até perda e danos para imobiliária.
há 4 anos
Bom dia, Solange! Tudo bem? Não é a praxe, mas depende do que foi ajustado no contrato de administração que foi celebrado entre o locador e a imobiliária.
há 4 anos
Conversa com imobiliária sobre o assunto. Orientação do Procon.
há 4 anos
Não pode cobrar.
há 4 anos
Não.
há 4 anos
Sim, pacote é apenas o nome que as pessoas dão para uma locação onde no contrato, consta que o locador paga IPTU e condomínio ou nada diz e depois inserem no valor do aluguel estes custos. Chamamos de uma "manobra" para depois poder no imposto de renda deduzir estes valores e pagar menos imposto. O pacote fechado é cobrança de aluguel por "temporada" de no máximo 90 dias corridos, não se faz em locação residencial. A taxa de administração e intermediação ocorre sobre o valor total e portanto respondendo a sua pergunta, sim a imobiliária esta correta na cobrança. O pior de tudo não é a taxa da imobiliária é o aumento do condomínio. Na locação residencial o aluguel só pode ser aumentado a cada 12 meses pelo índice escolhido no contrato. Se durante os 12 meses o condomínio subir, esse ônus fica com o proprietário porque como esta embutido no aluguel não poderá ser repassado ao inquilino. Mesmo que os valores estivessem separados no contrato, a imobiliária pode cobrar sobre o total do boleto porém os aumentos das taxas poderiam de imediato ser repassados ao locatário.
há 4 anos
Se você contratou o serviço da imobiliaria de iuma locação por pacote, como você esclarece aqui, está correto a imobiliaria cobrar 10% de administração sobre o pacote,.
há 3 anos
Sim.
há 2 anos
Se você aceitou um pacote único, sim, não só a imobiliária irá cobrar taxa de administração sobre tudo, como, também pagará DIMOB sobre o pacote, entende-se que todo o valor entra em sua conta, uma vez que, inquilino deve pagar IPTU e condomínio.
×
Compartilhe esta Pergunta