DAGLIA SANTIS

Daglia Santis

264 Respostas

Agradecimentos: 11.031 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 46 (17%)

Participante desde: 03/2021

Site: www.dagliasantis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Daglia Santis é Advogada está entre os TOP 10 advogados(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário, Locação, Documentação, Imóveis, Condomínio e etc, possuindo um total de 7 artigos publicados e mais 265 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2003 atuando principalmente nos bairros Florianópolis, Porto alegre e Itajaí,

Posso vender meu imóvel com inquilino dentro?

Boa noite, Marilene! Mesmo que o contrato de locaçao tenha sido assinado na semana passada, você pode colocar seu imóvel a venda. Respeite, sempre o direito de preferencia do inquilino (ele tem 30 dias para exercer).

Em um contrato de locação quem deve reconhecer firma?

Boa noite, Matheus! O reconhecimento de firma não é obrigatório. Ele serve apenas como um meio de prova de que não houve fraude na assinatura.

Pagamento de aluguel adiantado e pretendo sair da casa. Preciso pagar novamente o aluguel?

Boa noite, Brenda! Precisa. O pagamento de novembro possibilitará que vc fique até dezembro.

Posso vender meu imóvel comercial mas estou devendo no meu CNPJ?

Pode sim, desde que o comprador aceite fazer a compra nessas condiçoes.

Como conseguir achar o contrato do apartamento?

Boa tarde, Florisvaldo! Você pode pedir uma pesquisa de bens sem sair de casa, pela central nacional de registradores (registradores. Onr. Org. Br), vá em certidão digital e peça pesquisa de bens pelo cif, assim saberá todos os imóveis e respectivos cartórios. Se precisar de ajuda, me chama nas redes sociais.

Na comunhão parcial de bens o cônjuge tem direito a herança?

Boa tarde, Mirian! Tudo bem? Sim, o cônjuge é herdeiro necessário em todos os regimes de bens, exceto no de comunhão total (em que ele é meeiro). Te convido a me acompanhar nas redes sociais.

Lei do inquilinato prazo para desocupação?

FabrÍcio, 30 dias se o contrato já está vigendo por prazo indeterminado, e 90 dias se a desocupação se der a pedido do novo dono (caso da venda do imóvel sem exercício do direito de preferência).

Dona da casa esta exigindo cópia de chave, sou obrigado da-la?

Boa tarde, Maria! Na medida em que você está na posse do imóvel, a dona não tem direito a ter a chave.. Apenas quando você desocupar.

Usucapião, posso alugar ou vender um imóvel já legalizado?

Oi, Edilene! usucapião é modo originário de aquisição de propriedade. Se você tiver registrado a sentença na matrícula, pode vender regularmente o bem.

o que devo fazer nessa situação ?

Boa tarde, Rosemeire! você não é obrigada a desocupar o imóvel a pedido do locador. Apenas se for notificada pelo novo comprador, que deve lhe dar 90 dias contados do dia em que levar a registro a escritura de compra. Qualquer dúvida, me chame nas redes sociais.

Quanto custa para registrar escritura de imóvel?

Boa tarde, Angela! Depende do Estado em que você mora, pois cada um tem uma tabela de emolumentos. Recomendo que você vá até o tabelionato de notas, munida do contrato, e peça um orçamento.

Quais são os direitos da viúva no inventário?

O maior direito da viúva é o direito real de habitação, ou seja, de permanecer no imóvel em que morava com o falecido sem pagar aluguel aos demais herdeiros, se não existir outro bem a inventariar.

Quando o locador pode rescindir contrato?

Boa tarde, Elena! O locador jamais pode rescindir antes do prazo determinado ajustado no contrato de locação, apenas se o inquilino cometer infração contratual (falta de pagamento, danos no bem, recusa a vistoria, etc).

Quero consultar o proprietário do imóvel pela internet, como faço?

Oi, Márcio! Você pode pedir uma certidão de propriedade pelo site: www. Registradores. Onr. Org. Br. Vá em certidão digital, depois inteiro teor e selecione a busca pelo endereço.

O que fazer para tirar certidão de ônus?

Oi, Roseli! Você consegue pegar a certidão de ônus oficial sem sair de casa. Vá no site www. Registradores. Onr. Org. Br, depois em certidão digital, selecione ônus e o número da matrícula ou endereço do imóvel.

Pode ser feito contrato de aluguel por 6 meses?

Boa tarde, Cristiane! Tudo bem? O meu nome é Daglia Santis, sou advogada imobiliarista e desde já te convido a me acompanhar nas redes sociais. Você pode fazer contrato de seis meses, mas se a locação for residêncial, deve atentar-se ao fato de que, quando for fixado prazo inferior a 30 meses, o proprietário somente poderá retomar o imóvel justificando a necessidade de uso próprio, reparos urgentes, etc. (pouquíssimos casos). Sugiro que você leia o artigo que publiquei aqui no imóvel Guide sobre isso.

Qual o risco dos contratos de gaveta?

Boa tarde, Maristela! Tudo bem? O meu nome é Daglia Santis, sou advogada imobiliarista. O maior risco do contrato de gaveta é justamente ele ficar apenas na gaveta, isto é, não servir para transferir a propriedade do imóvel.

Quanto tempo demora para passar um imóvel para outra pessoa?

Oi, Vanda! depende da cidade. Onde eu moro demora uns 10 dias apenas para sair a guia do ITBI, e mais uns 10 dias para lavrarem a escritura pública, então o tempo varia conforme a demanda do Tabelionato local.

Qual o prazo de desocupação?

Boa noite! Não está correto. O inquilino deve ser notificado com pelo menos 30 dias de antecedência ao vencimento do contrato informando que ele não será renovado e que o imóvel precisa ser desocupado exatamente na data do término..

Posso trocar a chave de imóvel de inquilino inadimplente?

Boa tarde. Não, você pode responde criminalmente por exercício arbitrário das próprias razões. A maneira correta de agir é procurar um advogado e ajuizar ação de despejo.

3708 daglia-santis