Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como funciona a multa para desocupação depois de 12 meses?

Meu contrato é de 36 meses mas essa cláusula de 12 meses sem multa, porém tem uma observação de que eu devo informar a desocupação do imóvel com 30 dias de antecedência, caso contrário pago multa, porém não diz qual o valor da multa. O problema é que arrumei outro emprego e vou mudar de cidade. Informei a Imobiliaria, porém com 20 dias de antecedência, e agora a Imobiliaria está dizendo que por isso tenho que pagar multa de um mês de locação. Isso está de acordo com a lei?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como funciona a multa para desocupação depois de 12 meses?

Meu contrato é de 36 meses mas essa cláusula de 12 meses sem multa, porém tem uma observação de que eu devo informar a desocupação do imóvel com 30 dias de antecedência, caso contrário pago multa, porém não diz qual o valor da multa. O problema é que arrumei outro emprego e vou mudar de cidade. Informei a Imobiliaria, porém com 20 dias de antecedência, e agora a Imobiliaria está dizendo que por isso tenho que pagar multa de um mês de locação. Isso está de acordo com a lei?

Respostas (9)

há 4 anos

Bom dia, Márcia. Tudo bem? Se o contrato te isenta de multa depois de doze meses, e se esse prazo já passou, o que se exige é o aviso prévio de 30 dias, que corresponde a um mês de aluguel. Isso vale também para contratos que já estão em prazo indeterminado. Tente fazer um acordo com a Imobiliária.

há 4 anos

È por essas e outras que as Imobiliárias são tão execradas pelos brasileiros. Tudo bem antes de entrar para o imóvel, depois de entrar muda o comportamento profissional dos proprietários, é uma total falta de respeito com os inquilinos. Parece que toda Imobiliária é feita para tirar vantagem em tudo em pouco tempo, nas costas do cliente que quer, precisa e necessita resolver onde morar com sua família. Não pague nada, entre em acordo com eles, 1 mês de aluguel de multa, absurdo. Ou vá na Justiça.

há 4 anos

A desocupação sem multa após os 12 meses não existe em lei. Foi criada aqui no RS porque os locadores exigiam contratos de 30 meses ou mais por não quererem ficar presos ao artigo 47 da lei 8.245/91 por 5 anos. Inquilinos que desejavam locar por apenas 12 meses se viam obrigados a alugar por 30. Então imobiliárias resolveram o problema com esta cláusula. O locador ficava seguro e o inquilino saia após 12 meses e se quisesse permanecia sem problemas. Por ser uma cláusula de acordo entre s partes exigisse no contrato o aviso 30 dias antes. Não é 10 dias antes, 20 dias ou 26,é 30 dias. Sendo assim a obrigação prevista deve ser cumprida. Como você vai entregar as chaves com 20 dias, está entregando antes dos 12 meses e paga a multa contratual que está em alguma cláusula do teu contrato. Em geral a multa é de 03 alugueis proporcional ao tempo que falta. Procure no teu contrato onde consta a multa geral por infração. Se nada constar, não tem multa.

Compartilhe esta Pergunta