Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Reajuste de aluguel.

A taxa no contrato e 10%, eu não tenho dúvida com relação a isso. A minha dúvida é se o acordo do reajuste foi de 20% do valor do aluguel, a imobiliária pode me cobrar 38% que é o índice oficial do governo? Ou tem que cobrar 10% sobre o valor que foi acordado entre as partes?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Reajuste de aluguel.

A taxa no contrato e 10%, eu não tenho dúvida com relação a isso. A minha dúvida é se o acordo do reajuste foi de 20% do valor do aluguel, a imobiliária pode me cobrar 38% que é o índice oficial do governo? Ou tem que cobrar 10% sobre o valor que foi acordado entre as partes?

Respostas (9)

há 4 anos

Depende do contrato firmado, se estiver com reajuste de 10% mais nada esse é o valor correto, as vezes tem uma "pegadinha" que fala em 10% caso o índice seja menor que esse, caso ele seja maior será reajustado de acordo com o mesmo, portanto precisa verificar o contrato firmado entre as partes.

há 4 anos

Importante uma leitura atenta do seu contrato. Mas a principio sempre é os 10% sobre o valor recebido/acordado e não sobre o que deveria ser. Pois a imobiliaria também é parte da relação locatícia.

há 4 anos

São coisas diferentes aparentemente. As taxas de 10% ou 20% (essa ultima considerada abusiva) se referem normalmente a quebra contratual e não a taxa de reajuste do aluguel. O reajuste anual do aluguel deve ser feito pelo indice indicado no contrato de locação, normalmente é o IGP-M.

Compartilhe esta Pergunta