portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

O certo seria o q foi acordado entre as partes .

há 2 anos

52

Elisete Lima - Creci 164.893

imóvel guide usuário

Ana Claudia Fonseca

Perguntador

há 2 anos

Reajuste de aluguel.

A taxa no contrato e 10%, eu não tenho dúvida com relação a isso. A minha dúvida é se o acordo do reajuste foi de 20% do valor do aluguel, a imobiliária pode me cobrar 38% que é o índice oficial do governo? Ou tem que cobrar 10% sobre o valor que foi acordado entre as partes?

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Elisete Lima - Creci 164.893

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 376

há 2 anos

O certo seria o q foi acordado entre as partes .

Corretor de imóveis

Amoreira Negocios Imobiliarios Ltda

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 501

há 2 anos

Depende do contrato firmado, se estiver com reajuste de 10% mais nada esse é o valor correto, as vezes tem uma "pegadinha" que fala em 10% caso o índice seja menor que esse, caso ele seja maior será reajustado de acordo com o mesmo, portanto precisa verificar o contrato firmado entre as partes.

Corretor de imóveis

Carlos

Advogado(a)

Respostas: 16

há 2 anos

Importante uma leitura atenta do seu contrato. Mas a principio sempre é os 10% sobre o valor recebido/acordado e não sobre o que deveria ser. Pois a imobiliaria também é parte da relação locatícia.

Corretor de imóveis

Fernando Cavalcanti Imóveis Ltda

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 186

há 2 anos

Neste caso vale o que foi acordado no contrato, tendo as partes que cumprir o que está escrito.

Corretor de imóveis sem foto

Sonia Gomes

Corretor de imóveis

Respostas: 58

há 2 anos

São coisas diferentes aparentemente. As taxas de 10% ou 20% (essa ultima considerada abusiva) se referem normalmente a quebra contratual e não a taxa de reajuste do aluguel. O reajuste anual do aluguel deve ser feito pelo indice indicado no contrato de locação, normalmente é o IGP-M.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Eu entendo que havendo acordo de redução do valor do aluguel os honorários mensais incidem sobre o novo valor, mas é costume as imobiliárias fazerem constar que incide o percentual sobre o reajuste integral. Verifique o que diz o contrato.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 1 ano

O que foi combinado entre as partes.

Faça uma nova pergunta: