portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

6

Entrega o imovel emitindo uma carta do ocorrido.

há 2 anos

63

Ocelio

imóvel guide usuário

Delcimar Leles Carvalho

Perguntador

há 2 anos

Porque a Lei só favorece a Imobiliária?

A Lei só favorece o proprietário e a imobiliária, Minha pergunta é, porque a lei favorece apenas o proprietário ou a imobiliária e nunca o inquilino que paga em dia e ainda conserva o imóvel. Onde aluguel estou tentando me livrar da imobiliária à dias e por motivo de morte, para as imobiliárias tudo tem prazo, para o inquilino só prazo para pagar, estou esperando a devolução de parte do depósito porque fui multada porque minha mãe faleceu e era pago com o dinheiro dela e fiquei até sem lugar pra morar. Tem essa resposta??? Fico agradecida!!!!

Respostas (6)

Corretor de imóveis

Ocelio

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 106

há 2 anos

Entrega o imovel emitindo uma carta do ocorrido.

Corretor de imóveis

Sônia Maria Garbin

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 879

há 2 anos

As informações que você passou são muito curtas, você ao que parece tem um contrato de locação, e neste contrato de locação você assume a obrigação de honrar com o pagamento do aluguel,além de conservar o imóvel em que alugou. O fato de sua mãe ter falecido, não exime de você continuar a pagar o aluguel do imóvel, ou desocupar o mesmo, veja na Lei do Inquilinato.

Corretor de imóveis sem foto

Carlos H. Yamamoto

Corretor de imóveis

Respostas: 4

há 2 anos

Analise junto a sua imobiliaria / leitura do Contrato e o seu Advogado. O ideal entrar em acordo.

Corretor de imóveis sem foto

Jose Eduardo Ramos

Corretor de imóveis

Respostas: 33

há 2 anos

A lei , e para ser comprida e o que foi estipulado em contrato .. Inclusive a repeito de falecimento dos inquilinos .

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Existe um erro na sua informação, Lei do Inquilinato 8.245/91 é a lei que rege os contratos de locação e protegem o inquilino que é sua mãe. A lei não favorece o proprietário pelo contrato, ele é o maior prejudicado. Uma ação de despejo por falta de pagamento pode levar 02 anos com o inquilino devedor morando no imóvel e depois desaparecendo sem pagar nada. A lei existe para ser cumprida e os prazos também. Pagar em dia e conservar o imóvel é obrigação do inquilino prevista no artigo 23 da lei. Falecendo o locatário a locação continua com quem vivia na dependência do mesmo. Se esta pessoa não tem como seguir a locação e pagar o aluguel, deve comunicar a morte do locatário, entregar a certidão de óbito, desocupar o imóvel e entregar as chaves imediatamente. Se continuou no imóvel assumiu a locação. Após vistoria final e acerto de contas o deposito será devolvido. Lembrando que a caução em dinheiro é devolvida corrigida pela poupança. Se a imobiliária esta demorando a resolver, procure a Defensoria Pública para na justiça agilizar a situação. Não fique esperando, ligue todos os dias e vá atrás. A lei protege o inquilino, mas a imobiliária não tem contrato com os herdeiros e é responsabilizada pelo código do consumidor.

Corretor de imóveis

Rose Oliveira

Corretor de imóveis

Respostas: 370

há 1 ano

Devemos entender de leis sobre inquilinos e imobliliarias.

Faça uma nova pergunta: