Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Até quando preciso pagar aluguel, utilizando caução pago?

Aluguei uma casa em Julho/2020 com caução de 2 meses, veio a pandemia e estou com dificuldades financeiras, como o contrato é de 1 ano, posso pagar o aluguel até o mês de Abril e ficar Maio/Junho sem pagar aluguel (referente aos 2 meses de caução na entrada do imóvel) e entregar a casa em Julho quando completará 1 ano? Por favor me tirem essa dúvida.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Até quando preciso pagar aluguel, utilizando caução pago?

Aluguei uma casa em Julho/2020 com caução de 2 meses, veio a pandemia e estou com dificuldades financeiras, como o contrato é de 1 ano, posso pagar o aluguel até o mês de Abril e ficar Maio/Junho sem pagar aluguel (referente aos 2 meses de caução na entrada do imóvel) e entregar a casa em Julho quando completará 1 ano? Por favor me tirem essa dúvida.

Respostas (10)

há 5 anos

Possível ao inquilino, a título de revisão, pleitear na Justiça uma carência no pagamento dos aluguéis, por exemplo, de 30/60/90/120 dias, ou a redução dos aluguéis, por exemplo, na ordem de 30/50/70%, durante a pandemia, com o prosseguimento do contrato.

há 5 anos

Não é porque você deu caução que você tem o direito de ficar sem honrar o contrato nos últimos dois meses (exceto se isso estiver estabelecido previamente no contrato e com de acordo do locador). O ideal é procurar pela administradora ou locador e informar previamente sua intenção. . . de preferencia por escrito. Assim nem você e tampouco o locador irão ter dor de cabeça. O diálogo e sempre a melhor saída.

há 5 anos

Não. a caução garante a devolução do imóvel nas mesmas condições recebidas e portanto você somente poderá usar a caução se o locador por escrito concordar. Em junho a locação completa 12 meses. Julho 2020 foi o primeiro mês, junho 2021 o 12º mês. A caução será devolvida após a vistoria final e imovel desocupado, salvo acordo escrito entre as partes.

há 4 anos

De rigor não. De rigor você paga até o último dia que morar e após a vistoria do imóvel, constatado que o mesmo esteja nas mesmas condições que você o ocupou, o valor da caução é devolvido a você com a mesma correção da poupança. Nada impede que, por liberalidade do locador, você receba o valor correspondente à caução em tempo de moradia. Mas repito, por liberalidade do locador, ok?

há 1 ano

A caução serve como garantia para cobrir danos ou inadimplência ao final do contrato, mas não como pagamento antecipado dos últimos aluguéis. Para utilizá-la nos últimos meses, você precisaria de um acordo formal com o locador. Sem esse acordo, deixar de pagar os aluguéis de maio e junho pode ser considerado inadimplência, resultando em perda da caução e possíveis ações legais. Recomendo negociar diretamente com o proprietári.

Compartilhe esta Pergunta