Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como tirar um irmão do registro do imóvel?

Minha vó comprou um imóvel já com a idade mais avançada e registrou o imóvel no nome da minha mãe e do meu tio, nenhum casado. Por questões familiares minha vó só colocou o imóvel no nome dele com a condição dele assinar uma procuração pra minha mãe autorizando ela fazer qualquer coisa com o imóvel, inclusive vender. Hoje a minha avó quer que a casa fique somente para minha mãe. Mas a nossa dúvida é se é possível só com essa procuração tirar o nome dele do registro ou se teria que fazer uma doação da minha para mim, afim de tirar qualquer possibilidade dele ficar com o imóvel. Então, como seria possível tirar o nome dele com menos taxas?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como tirar um irmão do registro do imóvel?

Minha vó comprou um imóvel já com a idade mais avançada e registrou o imóvel no nome da minha mãe e do meu tio, nenhum casado. Por questões familiares minha vó só colocou o imóvel no nome dele com a condição dele assinar uma procuração pra minha mãe autorizando ela fazer qualquer coisa com o imóvel, inclusive vender. Hoje a minha avó quer que a casa fique somente para minha mãe. Mas a nossa dúvida é se é possível só com essa procuração tirar o nome dele do registro ou se teria que fazer uma doação da minha para mim, afim de tirar qualquer possibilidade dele ficar com o imóvel. Então, como seria possível tirar o nome dele com menos taxas?

Respostas (8)

há 3 anos

Para retirar o nome do seu tio do registro do imóvel, será necessário transferir a propriedade para sua mãe. Isso pode ser feito de duas maneiras: através de uma doação ou de uma compra e venda. Em relação a procuração que seu tio concedeu a sua mãe, ela não é suficiente para transferir a propriedade do imóvel. A procuração apenas autoriza sua mãe a realizar atos em nome do seu tio.

há 3 anos

Existem dois cenários para sua mãe, pois uma procuração não pode anular a posse e registro do imóvel em nome do seu tio, o correto para conseguir fugir das cobranças é seu tio fazer uma DOAÇÃO DE USO E FRUTO ou uma VENDA NO VALOR DE ATÉ 400 MIL (PARA NAO PAGAR LUCRO IMOBILIÁRIO) para sua mãe. Em ambos os casos de venda ou doação, vocês terão os custos cartorários. Porém se seu tio entrar na justiça solicitando a parte dele de posse legal, ele tem direito a 50% do valor do imóvel.

há 3 anos

Para certificar-se fos poderes dados em outorga há que se avaliar os poderes descritos no documento, bem como a data de validade da procuração. Para doar o bem, istové a parte que cabe ao irmão, na procuração, a pasavra DOAR deverá estar expressa, além dos demais detalhes da descrição da fração do imóvel que cabe ao outorgante.

há 3 anos

Sua avó não pode dispor da parte do seu tio. E seja qual for a procuração que o seu tio assinou à sua mãe, ela pode ser revogada por ele a qualquer momento. Ainda: para alienar um imóvel a procuração tem que ser pública e o imóvel caracterizado nessa procuração, nada genérico terá valor. Te aconselho a consultar uma advogado que analisará a documentação que vocês têm em mãos.

Compartilhe esta Pergunta