Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como transferir uma dívida para outro nome?

OlÁ, no divórcio eu fiquei com o apartamento que tinha comprado com meu ex, ficou me a responsabilidade de pagar as prestações, seguro e etc. Depois de 8 anos visto que não resido em Portugal e não consigo retirar o nome dele do banco, resolvi passar a ele o imóvel e dívida claro. Ainda restam 30 anos a pagar e ele quer ficar com a casa. Gostaria de saber como faço e de maneira simples para dar autorização dele voltar a residir lá e tb ele assumir em seu nome a dívida. Muito obrigada.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como transferir uma dívida para outro nome?

OlÁ, no divórcio eu fiquei com o apartamento que tinha comprado com meu ex, ficou me a responsabilidade de pagar as prestações, seguro e etc. Depois de 8 anos visto que não resido em Portugal e não consigo retirar o nome dele do banco, resolvi passar a ele o imóvel e dívida claro. Ainda restam 30 anos a pagar e ele quer ficar com a casa. Gostaria de saber como faço e de maneira simples para dar autorização dele voltar a residir lá e tb ele assumir em seu nome a dívida. Muito obrigada.

Respostas (9)

há 3 anos

É possível transferir uma dívida para outro nome, após aprovação do banco. O novo comprador que assumir o financiamento deverá assinar um novo contrato com atualizações dos valores restantes, já descontado os pagamentos realizados pelo dono anterior. Porém com os mesmos direitos e obrigações legais acordada anteriormente pelo antigo comprador. Deverá ser pago também o ITBI (Imposto sobre transmissão de bens Imóveis Intervivos). O contrato deverá ser levado até o cartório de registro de imóveis da região onde se encontra o imóvel em questão. O registro de alteração de propriedade do novo contrato também deverá ser pago em cartório.

há 3 anos

É preciso fazer uma avaliação de crédito imobiliária com o banco que ele deseja financiar, e certificar se ele tem renda compatível para assumir as parcelas somente com a renda atual. Será preciso emitir um novo laudo para certificar se não foi alterada a estrutura da área construída. Estando ok o laudo. Assina o contrato com o banco, juntamente ao contrato particular referente as devidas certidões do imóvel e emite-se o registro de ITIV para o nome de quem irá financiar. Ora, tudo completo, registra o imóvel no cartório de registro de imóveis da região.

há 3 anos

Você sempre pode outorgar uma procuração via consulado. Se o imóvel está em Portugal melhor que antes de gastar dinheiro numa procuração internacional você veja com o seu ex sobre as exigências locais. Se o imóvel está no Brasil veja com o agente financeiro sobre a viabilidade da transferência para só então gastar dinheiro porque seu ex terá que comprovar que sozinho tem capacidade financeira para assumir o financiamento.

há 3 anos

Você deve procurar o banco para ver os requisitos para transferir essa dívida. Lembrando que quem assumir tem de ter capacidade perante a análise do banco. Se isso não for possível é melhor buscares um advogad@ para lhe auxiliar nesse processo. Sucesso e felicidades.

Compartilhe esta Pergunta