Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Compensa recorrer entrar na justiça contra corretor?

Estou passando por uma situação muito delicada. Assinei um contrato com um corretor sobre a venda de um imóvel meu, imóvel esse que um inquilino de mais de 8 anos, sempre me ofertou a compra. A única proposta que ele me fez, foi do meu inquilino, q de fato ambos falamos que não justificava usarmos ele pra intermediar uma vez que já tínhamos conversado muito antes. A venda foi concretizada, mais de 1 ano após a assinatura desse contrato. Pensei que a “preferência do inquilino “ e o fato dele não ter nos apresentado era o suficiente. Mas após eu ser intimado, tudo isso ter sido explicado ao juíz, fui sentenciado a pagar tudo ao corretor(88mil reais + despesas). Basicamente o corretor “montou” o caso, arrumou testemunhas q seriam possíveis compradores e etc. Agora estou aqui, precisando da opinião de quem tem costume com justiça, compensa recorrer pra ver se interpretam de maneira diferente, ou é perda de tempo? Não quero apenas ganhar tempo e ter o valor corrigido ficando ainda maior.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Compensa recorrer entrar na justiça contra corretor?

Estou passando por uma situação muito delicada. Assinei um contrato com um corretor sobre a venda de um imóvel meu, imóvel esse que um inquilino de mais de 8 anos, sempre me ofertou a compra. A única proposta que ele me fez, foi do meu inquilino, q de fato ambos falamos que não justificava usarmos ele pra intermediar uma vez que já tínhamos conversado muito antes. A venda foi concretizada, mais de 1 ano após a assinatura desse contrato. Pensei que a “preferência do inquilino “ e o fato dele não ter nos apresentado era o suficiente. Mas após eu ser intimado, tudo isso ter sido explicado ao juíz, fui sentenciado a pagar tudo ao corretor(88mil reais + despesas). Basicamente o corretor “montou” o caso, arrumou testemunhas q seriam possíveis compradores e etc. Agora estou aqui, precisando da opinião de quem tem costume com justiça, compensa recorrer pra ver se interpretam de maneira diferente, ou é perda de tempo? Não quero apenas ganhar tempo e ter o valor corrigido ficando ainda maior.

Respostas (10)

há 3 anos

Visto que na opção de vendas não ficou acordado a situação do inquilino, não adianta recorrer. . . A venda aconteceu depois da opção de venda e pelo jeito não foi estabelecido uma regra de preferencia entre o inquilino e proprietário sem a participação do corretor. . . Se tivessem acordo um acordo antes por exemplo: Vou colocar meu imóvel a sua disposição para venda porem meu inquilino tem a premência e caso ele compre o imóvel eu fico isento de te pagar comissão. . .

há 3 anos

Se o corretor fez a locação do seu imovel e colocou em contrato a possibilidade da venda do mesmo para o então inquilino, não caberá recurso sobre esse assunto, agora se não existe documento algum que comprove o fato, você pode recorrer.

há 3 anos

Esqueça. Se o Corretor deu uma única informação ao inquilino, se foi apresentado a ele, prestou serviço e a comissão é devida. Outro detalhe e se você deu exclusividade ao Corretor. Se não queria a comissão, devia no contrato de intermediação ter feito consta que o direito de preferência afastava o direito a comissão.

há 3 anos

Você disse que foi sentenciado. Então evidente que houve processo judicial. Na lei tem o que se chama de "trânsito em julgado da sentença", que é o momento em que essa decisão se tornou definitiva. E uma sentença se torna definitiva quando já foi julgada em todas as instâncias possíveis ou quando simplesmente a parte não recorreu no prazo legal de 15 dias (contados da intimação do último advogado da parte). Quem pode saber se ainda cabe ou não algum recurso é o seu advogado. Claro que se couber recurso vale a pena recorrer, ok?

há 3 anos

Se você possui um contrato de exclusividade com o corretor de imóveis ou se este inquilino quem arrumou foi o corretor poderá ter algo em contrato a respeito de venda futura se no ato de procura o corretor de imóveis ele enviar a carta para seu inquilino que manifestou interesse na compra são fatores que dão ao corretor de imóveis o direito sobre a comissão.

há 2 anos

Para uma resposta assertiva seria necessário analisar todo o processo, e a pessoa mais indica para essa analise seria um advogado. Para tanto reveja a situação: O contrato de locação com o inquilino foi feito pela imobiliária ou esse corretor? No contrato de intermediação foi dada exclusividade ao Corretor? A proposta de compra foi por escrito e apresentada pelo corretor? Quem formalizou o contrato de compra e venda? Quem acompanhou o processo de lavratura da escritura? A base para um recurso dependerá dessas respostas.

Compartilhe esta Pergunta