Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quem paga o IPTU em caso de venda do imóvel?

Vendi uma chácara me responsabilizei em pagar o IPTU atrasado fiz acordo e o novo proprietário não aceita o acordo e não que pagar as duas últimas prestações que faltam oque devo fazer estou pagando o acordo direitinho.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Quem paga o IPTU em caso de venda do imóvel?

Vendi uma chácara me responsabilizei em pagar o IPTU atrasado fiz acordo e o novo proprietário não aceita o acordo e não que pagar as duas últimas prestações que faltam oque devo fazer estou pagando o acordo direitinho.

Respostas (8)

há 4 anos

Ângela, me parece que os acordos não foram muito bem definidos ou firmados por um contrato de compra e venda. O contrato, assinado antes da escritura pública, serve justamente para casos como esse. Agora, se a Sra tem um contrato assinado por ambas as partes, reconhecido legalmente e, o novo proprietário não está cumprindo o acordo, basta acionar o contrato na justiça e tomar as medidas cabíveis. Eu, particularmente, aconselho a conversar! Geralmente os problemas são resolvidos com mais tranquilidade :).

há 4 anos

Legalmente o IPTU deve ser pago pelo comprador a partir da data de entrega do imóvel. Débitos anteriores a essa data são de responsabilidade do vendedor. Se a venda do imóvel foi realizada sabendo-se do débito IPTU e houve um acordo que conste no contrato de compra e venda que o pagamento desse débito seria assumido pelo vendedor mediante acordo com Prefeitura da localidade o comprador tem de cumprir com o contratuado fazendo o pagamento das parcela, se o mesmo foi realizado em parcelas. Converse com o comprador e exponha o contrato, se mesmo assim continuar mantendo posição do não pagamento da parcela procure forum de pequenas causas.

há 4 anos

A responsabilidade sobre o imovel começa a partir da data do registro do imovel no cartório. Estranho ter pendencias com IPTU. O normal é descontar o <a href="https://www.imovelguide.com.br/calculos/calculadora-de-valor-de-iptu-residencial-verificador" >valor do IPTU</a> atrasado do valor de venda acordado. Se o imóvel ainda não esta no nome do novo dono por causa do IPTU , melhor entrarem em novo acordo, alguém vai perder lá na frente. Embora nnão ficou claro aqui que tipo de acordo foi feito.

Compartilhe esta Pergunta