portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

O mais ideal seria você conversar com um advogado a respeito. Mas pelo pouco que entendo, mesmo que vocês não sejam casados no papel e moram juntos, o regime que vale é o de comunhão parcial de bens! Caso você faleça, o seu esposo será herdeiro do imóvel. E caso ele faleça posteriormente, a filha dele herdará o bem. Mas converse com um advogado antes de tomar uma decisão!

há 1 ano

17

Maíse

imóvel guide usuário

Jéssica Lisboa

Perguntador

há 1 ano

Quem será o dono do imóvel?

Não sou casada com meu marido no papel. Financiei uma casa, e ele participou complementando minha renda com 35%.. Minha participação foi de 65%. Ele tem uma filha de outro relacionamento. Para que ela não tenha direito a nada, eu teria que me casar com separação total de bens ? E será que consigo, no final do financiamento, passar o imóvel para meu nome ?

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Maíse

Corretor de imóveis

Respostas: 272

há 1 ano

O mais ideal seria você conversar com um advogado a respeito. Mas pelo pouco que entendo, mesmo que vocês não sejam casados no papel e moram juntos, o regime que vale é o de comunhão parcial de bens! Caso você faleça, o seu esposo será herdeiro do imóvel. E caso ele faleça posteriormente, a filha dele herdará o bem. Mas converse com um advogado antes de tomar uma decisão!

Corretor de imóveis

Imobiliária Gallinari

Imobiliária

Respostas: 48

há 1 ano

Em regra a resposta para este tipo de questionamento é bem complexo, e deve conter embasamento juridico. Porem vou tentar ajudar de maneira sucinta: Na ocasião que voces financiaram o imovel, a instituição financeira que aprovou o financiamento encaminhou a voces o modelo de União Estável para ser assinado e reconhecido firma. A partir deste momento, caso ja não haviam feito algum documento parecido a este, voces regularizaram sua situação civil, de solteiros para amasiados, sendo que o(s) patrimonio(s) adquirido(s) por recursos próprios passam a pertencem as 02 (duas) partes. Lembrando que mesmo que na aquisição cada um entrou com percentuais diferentes (isso ocorre geralmente por conta da comprovação as rendas), se a parte que entrou com menos percentual provar que pagou as parcelas, seja parcial ou total, que contribui com valor pecuniário para possivel reforma que veio a valorizar o bem, entre outras situação, caberá a mesma pleitear amigavelmente ou até judicialmente (se necessário) o quinhão que lhe couber.

Corretor de imóveis

Mauren Renata Barbizam Gerladi

Corretor de imóveis

Respostas: 323

há 1 ano

50% para cada um, e no caso do falecimento dele, ela terá direito sim! Se voce casar com separação total de bens, mas ja tiverem o imovel no nome dos dois, ela continua tendo o direito da parte dele.

Corretor de imóveis

Wendel Soares

Corretor de imóveis

Respostas: 417

há 1 ano

Recomendo que procure um advogado para tratar de forma amigável entre as partes.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.110

há 1 ano

Numa união estável onde os conviventes não tenham optado por regime de bens equivale a um casamento com separação parcial de bens de forma que tudo o que for adquirido onerosamente pelo casal será partilhado meio a meio. E da metade dele a filha dele herda. Passar tudo para o seu nome com a clara intenção de burlar direito de terceiros não se mantém.

Corretor de imóveis

Willian Vichier Rentes

Corretor de imóveis

Respostas: 7

há 1 ano

Idependente disso os filhos vão ter direito ao bem.

Corretor de imóveis

Bruno S Melo

Corretor de imóveis

Respostas: 5

há 1 ano

O imóvel foi comprado após o casamento. O marido tem direito a tudo,.

Faça uma nova pergunta: