Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como dar entrada na posse de um imóvel abandonado?

Aqui aonde eu moro tem um imóvel abandonado a mais de 10 anos, eu posso dar entrada de posse ?ou eu tenho que esta dentro do imóvel.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como dar entrada na posse de um imóvel abandonado?

Aqui aonde eu moro tem um imóvel abandonado a mais de 10 anos, eu posso dar entrada de posse ?ou eu tenho que esta dentro do imóvel.

Respostas (7)

há 4 anos

Primeiro você precisa saber a situação do imóvel. Ele pode ter sido dado em garantia e os credores estarem na justiça esperando decisão judicial. Nesse caso há penhora e não é considerado abandono. Você pede a matricula no cartório e constará penhora, bloqueio, etc. Há imóveis que ficam mais de 10 anos em situação de abandono porque estão sendo alvo de disputa judicial entre herdeiros ou penhorados por dividas sendo discutidas judicialmente. Não existe posse sem moradia. Você entra, mora, cuida como seu e com o tempo vai adquirindo os direitos sobre o bem se não for contestado.

há 4 anos

Para ter direto a posse e ser dono vc tem que morar no imóvel pelo menos por 3 anos e a justiça reconhecer que vc ta la esse tempo

Se está abandonada como diz, melhor procurar o dono e chegar a um acordo para ver se ela nao aluga ou vende.

há 4 anos

Claudio para usucapir um imóvel conta o tempo que você ocupou esse imóvel com ânimo de dono e não o tempo que o imóvel está abandonado. Você ocupa o imóvel e aguarda o tempo passar, que varia de cinco a quinze anos, dependendo do caso. Se nesse interregno não aparecer o dono e supondo-se que o imóvel não seja do interesse do governo você entra com ação, que deverá ser por advogado. USUCAPIÃO É POSSE. Você terá que comprovar de forma robusta que realmente ocupa o imóvel. E caso você não consiga usucapir o imóvel você perde tudo o que investiu nele.

há 4 anos

Não. Pra isso vc precisa comprovar que vc usufruiu deste imóvel pelos 10 anos mencionados. Sem essa comprovação vc não tem direito a posse do imóvel. Como vc disse, o imóvel está abandonado mas existe um dono. Procure saber junto a Prefeitura da sua Cidade qual a real situação do terreno. Se vc estivesse usufruindo do imóvel, comprovadamente, poderia dar entrada com <a href="https://www.imovelguide.com.br/guia/advogados" >Usucapião</a> extra judicial.

Compartilhe esta Pergunta