há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Compra com segundo corretor do mesmo imóvel. O primeiro corretor tem direito à comissão?
Bom dia a todos! Na condição de comprador, visitei um imóvel duas vezes com o mesmo corretor. Este corretor por diversas vezes, me ofereceu consultar o proprietário para ver qual a melhor oferta, mas sempre frisando ser algo "sem compromisso". Não assinei nenhum documento, deixando claro a necessidade de eu adquirir com ele aquele ou qualquer outro imóvel que visitamos. Enfim, me apresentou o valor e ficou alto e eu nunca soube se era um valor com comissão ou não, porque o corretor sempre desviava quando falava sobre o assunto. Nunca fiz uma proposta oficial através dele. Alguns dias depois, uma outra corretora (autônoma registrada) que eu também estava vendo imóveis e inclusive já tinha tratado de uma outra negociação que acabou não dando certo, tinha em carteira o mesmo imóvel do primeiro corretor e em uma condição melhor de atendimento e valor. A segunda corretora sempre foi mais solicita, tirou todas as dúvidas, sempre muito transparente e por este motivo ela acabou intermediando todo o processo de <a href="https://www.imovelguide.com.br/certidoes" >certidões</a> para mim e para o comprador. Acertado entre o proprietário e eu que o valor da corretora seria pago por contrato a parte por mim e assim foi feito. O processo andou e comprei o imóvel. O primeiro corretor soube da negociação agora, ameaçou cobrar uma comissão sobre o negócio. Uma vez que o proprietário tinha o imóvel anunciado em várias plataformas (segundo ele sem contrato de exclusividade) e que todo o processo foi realizado pela segunda corretora, o primeiro corretor, juridicamente, tem direito à alguma comissão?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 5 anos
Compra com segundo corretor do mesmo imóvel. O primeiro corretor tem direito à comissão?
Bom dia a todos! Na condição de comprador, visitei um imóvel duas vezes com o mesmo corretor. Este corretor por diversas vezes, me ofereceu consultar o proprietário para ver qual a melhor oferta, mas sempre frisando ser algo "sem compromisso". Não assinei nenhum documento, deixando claro a necessidade de eu adquirir com ele aquele ou qualquer outro imóvel que visitamos. Enfim, me apresentou o valor e ficou alto e eu nunca soube se era um valor com comissão ou não, porque o corretor sempre desviava quando falava sobre o assunto. Nunca fiz uma proposta oficial através dele. Alguns dias depois, uma outra corretora (autônoma registrada) que eu também estava vendo imóveis e inclusive já tinha tratado de uma outra negociação que acabou não dando certo, tinha em carteira o mesmo imóvel do primeiro corretor e em uma condição melhor de atendimento e valor. A segunda corretora sempre foi mais solicita, tirou todas as dúvidas, sempre muito transparente e por este motivo ela acabou intermediando todo o processo de certidões para mim e para o comprador. Acertado entre o proprietário e eu que o valor da corretora seria pago por contrato a parte por mim e assim foi feito. O processo andou e comprei o imóvel. O primeiro corretor soube da negociação agora, ameaçou cobrar uma comissão sobre o negócio. Uma vez que o proprietário tinha o imóvel anunciado em várias plataformas (segundo ele sem contrato de exclusividade) e que todo o processo foi realizado pela segunda corretora, o primeiro corretor, juridicamente, tem direito à alguma comissão?
Respostas (6)
há 5 anos
há 5 anos
há 5 anos
há 4 anos
há 3 anos
Compartilhe esta Pergunta