Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Compra com segundo corretor do mesmo imóvel. O primeiro corretor tem direito à comissão?

Bom dia a todos! Na condição de comprador, visitei um imóvel duas vezes com o mesmo corretor. Este corretor por diversas vezes, me ofereceu consultar o proprietário para ver qual a melhor oferta, mas sempre frisando ser algo "sem compromisso". Não assinei nenhum documento, deixando claro a necessidade de eu adquirir com ele aquele ou qualquer outro imóvel que visitamos. Enfim, me apresentou o valor e ficou alto e eu nunca soube se era um valor com comissão ou não, porque o corretor sempre desviava quando falava sobre o assunto. Nunca fiz uma proposta oficial através dele. Alguns dias depois, uma outra corretora (autônoma registrada) que eu também estava vendo imóveis e inclusive já tinha tratado de uma outra negociação que acabou não dando certo, tinha em carteira o mesmo imóvel do primeiro corretor e em uma condição melhor de atendimento e valor. A segunda corretora sempre foi mais solicita, tirou todas as dúvidas, sempre muito transparente e por este motivo ela acabou intermediando todo o processo de <a href="https://www.imovelguide.com.br/certidoes" >certidões</a> para mim e para o comprador. Acertado entre o proprietário e eu que o valor da corretora seria pago por contrato a parte por mim e assim foi feito. O processo andou e comprei o imóvel. O primeiro corretor soube da negociação agora, ameaçou cobrar uma comissão sobre o negócio. Uma vez que o proprietário tinha o imóvel anunciado em várias plataformas (segundo ele sem contrato de exclusividade) e que todo o processo foi realizado pela segunda corretora, o primeiro corretor, juridicamente, tem direito à alguma comissão?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Compra com segundo corretor do mesmo imóvel. O primeiro corretor tem direito à comissão?

Bom dia a todos! Na condição de comprador, visitei um imóvel duas vezes com o mesmo corretor. Este corretor por diversas vezes, me ofereceu consultar o proprietário para ver qual a melhor oferta, mas sempre frisando ser algo "sem compromisso". Não assinei nenhum documento, deixando claro a necessidade de eu adquirir com ele aquele ou qualquer outro imóvel que visitamos. Enfim, me apresentou o valor e ficou alto e eu nunca soube se era um valor com comissão ou não, porque o corretor sempre desviava quando falava sobre o assunto. Nunca fiz uma proposta oficial através dele. Alguns dias depois, uma outra corretora (autônoma registrada) que eu também estava vendo imóveis e inclusive já tinha tratado de uma outra negociação que acabou não dando certo, tinha em carteira o mesmo imóvel do primeiro corretor e em uma condição melhor de atendimento e valor. A segunda corretora sempre foi mais solicita, tirou todas as dúvidas, sempre muito transparente e por este motivo ela acabou intermediando todo o processo de certidões para mim e para o comprador. Acertado entre o proprietário e eu que o valor da corretora seria pago por contrato a parte por mim e assim foi feito. O processo andou e comprei o imóvel. O primeiro corretor soube da negociação agora, ameaçou cobrar uma comissão sobre o negócio. Uma vez que o proprietário tinha o imóvel anunciado em várias plataformas (segundo ele sem contrato de exclusividade) e que todo o processo foi realizado pela segunda corretora, o primeiro corretor, juridicamente, tem direito à alguma comissão?

Respostas (6)

há 4 anos

De acordo com o artigo 727 do Código Civil a precedente para que esse corretor mesmo que não tenha feito o melhor trabalho tenha direitos sobre a remuneração de corretagem por ter aproximado inicialmente as partes ainda que o negócio tenha ocorrido posteriormente pelo trabalho de outro corretor. Inclusive Temos vários julgados neste sentido pelo tribunal de justiça dando causa ganha ao primeiro corretor onde ele na verdade tem direito aí a metade da comissão.

Compartilhe esta Pergunta