Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Meu esposo tem uma casa de herança, mas ele perdeu a escriturura. Como prosseguir?

Meu esposo tem uma casa de herança mas ele perdeu a escritura e a casa tá no nome da madastra.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Meu esposo tem uma casa de herança, mas ele perdeu a escriturura. Como prosseguir?

Meu esposo tem uma casa de herança mas ele perdeu a escritura e a casa tá no nome da madastra.

Respostas (9)

há 3 anos

Em primeiro lugar, é preciso ter em mãos o número do registro do imóvel junto à prefeitura (a certidão cadastral do IPTU) e o número da matrícula do imóvel. Aqui pelo ImovelGuide é possível descobrir em que cartório de registro de imóveis a matrícula do imóvel foi lavrada. Um bom consultor imobiliário pode auxiliar nisso. Se o imóvel está num bairro 'X', é possível enviar e-mail para fazer uma consulta junto aos cartórios de registro imobiliário daquele bairro para descobrir em que cartório aquela matrícula foi lavrada. Uma vez descoberto em que cartório de registro de imóveis aquela matrícula foi lavrada, basta solicitar a 2a. Via e pagar por ela.

há 3 anos

Escritura só serve para comprovar que em determinado momento alguém foi dono de determinado imóvel. O que garante a propriedade é o registro portanto vale o que estiver na matrícula. Seu esposo que providencie o inventário do pai dele; e eventualmente ele ter direito ou não sobre essa casa depende do caso concreto.

Compartilhe esta Pergunta