Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Declaração de quitação de débito

Boa tarde! Tenho um imóvel quitado a 16 anos . Agora tenho condição de escriturar. Mas a imobiliária quer me cobrar 2.000 reais para pegar a declaração e só vai me entregar no prazo de 4 meses. Sou obrigada a pagar essa declaração ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Declaração de quitação de débito.

Boa tarde! Tenho um imóvel quitado a 16 anos. Agora tenho condição de escriturar. Mas a imobiliária quer me cobrar 2.000 reais para pegar a declaração e só vai me entregar no prazo de 4 meses. Sou obrigada a pagar essa declaração ?

Respostas (6)

há 5 anos

Provavelmente o que a imobiliária vai te dar não é uma declaração e sim uma Minuta de escritura publica de compra e venda e quitação para que o Cartório possa fazer a escritura definitiva com base nesse modelo que você solicitou para posteriormente levar a escritura pública a registro. Nesse caso eles cobram a minuta e to achando até barato. Por que você tem que pedir este documento? Porque 16 anos se passaram e você pode inclusive ter perdido o imóvel ou outra situação qualquer que o cartório não tem como saber e por isso esta te pedindo a atualização da documentação. Se tem garantia contratual esta tem que ter a documentação de quitação que em geral é gratuita mas nos casos de loteamento possui regras diferenciadas. ainda bem que é somente isso, pois sem escriturar todos estes anos se o loteador fosse desonesto podia ter vendido o lote para outro. Leve teu contrato ao Procon, tem casos que a cobrança é ilegal.

Compartilhe esta Pergunta