Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Estou renovando meu contrato, a imobiliária está cobrando um valor de "caução" está certo isso?

Renovação de contrato

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Estou renovando meu contrato, a imobiliária está cobrando um valor de "caução" está certo isso?

Renovação de contrato.

Respostas (28)

há 1 ano

Como o contrato esta sendo renovado e não houve nenhum problema durante o período da primeira locação o valor da caução lhe seria devolvido, porém, como sera renovado, basta somente atualizar o valor da caução para o valor do novo aluguel e cobrar somente a diferença entre o valor da caução, geralmente até 03 valores de alugueis, Basta complementar o valor guardado para o novo valor. O dinheiro da caução é seu, como previsto na Lei do Inquilinato.

há 1 ano

A cobrança de caução é uma prática comum em contratos de aluguel. A caução, também conhecida como depósito de garantia, serve como uma segurança para o locador em caso de danos ao imóvel ou inadimplência. Aqui estão alguns pontos importantes sobre a da caução: Geralmente, a caução corresponde a até três meses de aluguel, conforme permitido pela Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91). Forma de devolução: Ao final do contrato, se não houver pendências ou danos ao imóvel, o valor da caução deve ser devolvido ao locatário. Alternativas à caução: Além da caução, outras formas de garantia podem ser utilizadas, como fiador, seguro fiança ou título de capitalização. Contrato: Certifique-se de que todas as condições relacionadas à caução estejam claramente especificadas no contrato de aluguel. Se você tiver dúvidas ou sentir que a cobrança está sendo feita de forma inadequada, é recomendável consultar um advogado especializado em direito imobiliário ou procurar o Procon para orientação.

há 1 ano

Vc é inquilino ou for inquilino, o valor da caução entregue por vc no primeiro contrato pode ser "transferido" para este contrato atualizado. E se vc for proprietário, a imobiliária está refazendo um contrato, entao ela precisa receber para tal serviço.

Compartilhe esta Pergunta