Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como fazer escritura de imóvel apenas com contrato de compra e venda?

Comprei um imóvel e o documento que possuo é o de compromisso de compra e venda. O antigo dono viajou e perdi o contato. Como faço para escriturar em meu nome?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como fazer escritura de imóvel apenas com contrato de compra e venda?

Comprei um imóvel e o documento que possuo é o de compromisso de compra e venda. O antigo dono viajou e perdi o contato. Como faço para escriturar em meu nome?

Respostas (9)

há 3 anos

Para se fazer uma escritura, são necessários os documentos do imóvel que é a certidão de ônus e documentos completos do vendedor. O mesmo terá que comparecer ao Cartório para assinar a escritura. No seu caso que perdeu o contato, e tem penas um contrato particular que ao meu ver é uma cessão de direitos, não tem muito o que fazer. O ideal é encontrar a pessoa ou tentar registrar este contrato no Cartório de Registro.

há 3 anos

Deve ser requerido a emissão da Guia do ITBI constando as informações do comprador, do vendedor e do imóvel, assim como o valor pago pelo imóvel. Todos os envolvidos devem comparecer, conjuntamente, ao tabelionato, onde será realizada a leitura da escritura pelo tabelião, o ato será lavrado e as assinaturas colhidas.

há 2 anos

A lavratura de escritura exige a presença do comprador e do vendedor. Assim, você deve procurá-lo par marcarem data e horário. Caso ele não possa comparecer solicite uma "PROCURAÇÃO EM CAUSA PROPRIA" que pode ser feita em qualquer Cartório de Notas, nessa procuração ele outorga poderes para que você o represente na lavratura da escritura. Caso ele se negue, você pode, constituir um advogado para promover uma ação de adjudicação compulsória.

Compartilhe esta Pergunta