Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quando o locador pode reajustar o valor do aluguel?

Boa tarde. Tenho um contrato de 24 meses com permanencia minima de 24 meses. O locador entrou em contato comigo e disse que o valor do aluguel esta muito baixo. Agora no mes 5 ira completar 1 ano que estou no imóvel ou seja, tenho mais 1 ano de contrato. O mesmo alega que quer receber o dobro do aluguel devido a alta do mercado porém, no contrato diz que o reajuste é pelo igpm (que estou disposto a pagar). Ele informou que se não aceitar ou negociar algo com ele sobre o valor que ele pedir que ira pedir a desocupação do imóvel. Ele pode fazer isso ou estou seguro?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Quando o locador pode reajustar o valor do aluguel?

Boa tarde. Tenho um contrato de 24 meses com permanencia minima de 24 meses. O locador entrou em contato comigo e disse que o valor do aluguel esta muito baixo. Agora no mes 5 ira completar 1 ano que estou no imóvel ou seja, tenho mais 1 ano de contrato. O mesmo alega que quer receber o dobro do aluguel devido a alta do mercado porém, no contrato diz que o reajuste é pelo igpm (que estou disposto a pagar). Ele informou que se não aceitar ou negociar algo com ele sobre o valor que ele pedir que ira pedir a desocupação do imóvel. Ele pode fazer isso ou estou seguro?

Respostas (8)

há 4 anos

De acordo com a Lei. Do inquilinato 6.845,os contratos devem ser reajustes anualmente com o índice estipulado do contrato que geralmente é o IGPM ou IGPA. Ele não pode atualizar assim por valorização do imóvel e não pode pedir o imóvel somente após 30 meses, mesmo que seu contrato tem sido feita de 24 meses.

há 4 anos

Se vocês tem um contrato de locação,com assinatura de ambos e reconhecimento de firma, onde consta o índice de IGPM, o proprietario deve cumprir o que está no contrato de locação. Caso insista em que você desocupe o imóvel sugiro que consulte um advogado, pois precisa verificar se existe, uma multa em caso do próprietario pedir o imóvel antes?

há 3 anos

No meu entendimento, sua segurança contratual está bem limitada e tem um fim próximo. O locador não pode, por Lei, rescindir o contrato (exceto algumas situações especificas). Recomendação: como ficou claro que o locador não está motivado a manter o contrato, o mais interessante é você iniciar imediatamente a busca por outro imóvel, preferencialmente para comprar (adquirir com desconto a vista ou financiamento). Num prazo médio, o valor da prestação do financiamento será menor que o valor de uma aluguel. Você tem um prazo razoável para procurar outra opção, até encontrar outro imóvel (comprar ou alugar), inicie uma negociação com comunicação positiva (não negativa), se mostre prestativo e disposto a devolver o imóvel, mas apenas tão logo resolva sua nova e melhor localização. Mantenha os pagamentos sempre em dia, se possível pague 2 ou 5 dias antes do vencimento e mantenha o locador sempre bem informado.

Compartilhe esta Pergunta