Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como é feita a devolução de dinheiro após desistir da locação?

Olá, me interessei por um imóvel, no qual o locatário estava pedindo dois meses adiantados de aluguel. Dei apenas 1 mês, mas fiquei de levar um arquiteto para avaliar o local. Após a visita ele constatou problemas de hidráulica e elétrica no prédio e resolvi então não mais alugar, já que não tínhamos assinado o contrato algum. Agora ele não quer me devolver o dinheiro.... por sorte ele me devolverá a metade. Neste caso, como fica esta questão?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Como é feita a devolução de dinheiro após desistir da locação?

Olá, me interessei por um imóvel, no qual o locatário estava pedindo dois meses adiantados de aluguel. Dei apenas 1 mês, mas fiquei de levar um arquiteto para avaliar o local. Após a visita ele constatou problemas de hidráulica e elétrica no prédio e resolvi então não mais alugar, já que não tínhamos assinado o contrato algum. Agora ele não quer me devolver o dinheiro. . . . por sorte ele me devolverá a metade. Neste caso, como fica esta questão?

Respostas (9)

há 5 anos

Se você não pode alugar por problema no imóvel, o valor tem que ser devolvido integral ou então acione a pessoa no juizado especial. Ameace processa-lo inclusive por infração legal que é disponibilizar para locação um imóvel sem condições. O arquiteto testemunhará. Artigo 22 e 23 da lei 8.245/91,das obrigações das partes. As pessoas não perdem a mania de efetuar pagamentos antes de receber as chaves. Não existe reserva de imóvel, não existe obrigação de pagar adiantado. A caução é paga na entrega das chaves após todos terem assinados. Se cada pessoa que for analisar o imóvel pagar um aluguel adiantado e não alugar porque a fiação e hidráulica não esta em bom estado o locador terá uma bela renda mensal. no mínimo enriquecimento ilícito para não dizer estelionato.

há 4 anos

Fica difícil de resolver porque independente da assinatura no contrato de locação o fato de você ter feito o pagamento antecipado pode ser entendido como concordância com o contrato. E mesmo contratos verbais têm validade jurídica. Você pode arriscar-se a um longo processo judicial ou a um acordo razoável mas da próxima vez verifique o imóvel antes de comprometer-se com ele. Não tem certeza não adiante nada e não assine nada. Para você se arriscar num processo judicial o arquiteto te fornecerá algum laudo comprovando o que ele diz?

há 3 anos

Eis o problema de locar direto, passa pelo amadorismo nas relações que devem , sempre que possível, ser pensadas e pormenorizadas contratualmente, personalizando o contrato conforme cada caso.

há 2 anos

Como a desistência decorre de problemas com o imóvel, visto que é obrigação do locador entregar o imóvel em perfeitas condições de uso, justa é a devolução dos valores adiantados. Na recusa da devolução, pode o interessado mover uma ação judicial para cobrança desses valores.

Compartilhe esta Pergunta