há 5 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Posso aumentar aluguel na vigência do contrato?
Sou a locadora de um imóvel, posso aumentar o valor do aluguel antes do contrato vencer. O imóvel já está alugado para a mesma pessoa desde 2017 ( Já ouve renovação do contrato e não reajustei), e o contrato vence em julho/21.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 5 anos
Posso aumentar aluguel na vigência do contrato?
Sou a locadora de um imóvel, posso aumentar o valor do aluguel antes do contrato vencer. O imóvel já está alugado para a mesma pessoa desde 2017 ( Já ouve renovação do contrato e não reajustei), e o contrato vence em julho/21.
Respostas (9)
Se tem cláusula com índice de reajuste, sim você pode somar os índices desde 2017 e aplicar ao aluguel atual, o que não pode é cobrar atrasado. Chame o inquilino antecipadamente e converse com ele acertando um valor que fique bom para ambos. Não é hora de ter imóvel desocupado e nem de aumentar muito porque com a pandemia as pessoas estão vendo sua renda mensal sumir dentro dos supermercados.
há 5 anos
Para que haja este tipo de aumento no valor da locação , temos que ter a anuência do locador e do locatário, caso contrário caberá ao locador pedir uma ação revisional, após 3 anos de locação.
há 5 anos
Pode reajustar.
há 5 anos
Ola
Como renovou e o mesmo vence em julho então não pode aumentar, renovação anual. o que voce pode fazer é corrigir quando completar um ano, ou então fazer um novo contrato com um novo valor.
há 5 anos
Os reajustes são anuais.
há 5 anos
O período é a cada 12 meses, porém como não foi reajustado pode entrar em acordo com o inquilino.
há 3 anos
Se você fez um contrato longo e não colocou clausula de reajuste, precisa aguardar o vencimento.
há 3 anos
Não, o reajuste é sempre feito na renovação do contrato obedecendo o fator de correção informado no ato da contratação do aluguel. Geralmente se usa o IGPM dos últimos 12 meses.
há 4 anos
Conforme contrato, pode e deve reajustar quando estiver previsto.
Compartilhe esta Pergunta