Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Oqe alienação fiduciária?

Posso alienar o meu imóvel?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Oqe alienação fiduciária?

Posso alienar o meu imóvel?

Respostas (9)

há 2 anos

OlÁ! A alienação fiduciária é a garantia de pagamento através da transferência da propriedade para o credor, que geralmente são bancos ou outras instituições financeiras. O banco empresta o valor, por financiamento por exemplo, e tem como garantia do pagamento o próprio imóvel que financiou. Assim, caso a pessoa não cumpra com os pagamentos pode perder o imóvel que está alienado.

há 2 anos

Alienação fiduciária é o financiamento do imóvel, quando você compra um imóvel financiado, por exemplo, o imóvel será seu, mas, sob condições, então, haverá a alienação fiduciária em que o alienante banco será dono junto de você até a quitação. Você dificilmente conseguirá refinanciar o seu nome comprando ele de você mesmo, neste caso, haverá a hipoteca.

há 2 anos

Alienação fiduciária é um contrato acessório que assegura o cumprimento de um contrato de financiamento, através do qual uma pessoa obteve recursos a serem utilizados na aquisição de um bem. Exemplo típico ocorre no financiamento de um imóvel, onde o comprador obtém recursos para pagar o bem e aliena esse mesmo bem, ao banco. O banco passa a ter a propriedade resolúvel e a posse indireta do bem até a dívida seja paga. Hoje, os bancos operam uma linha de credito que aceita a alienação de imóvel como garantia, mediante analise de credito e avaliação do imóvel. Assim, podemos dizer que você pode alienar seu imóvel, ou seja obter um empréstimo oferecendo imóvel em garantia.

há 2 anos

Numa alienação fiduciária você deixa de ter a propriedade e passa a ter o domínio sobre o imóvel alienado. É possível pegar empréstimo alienando o imóvel como garantia porém se por alguma eventualidade você não conseguir pagar o empréstimo o imóvel será leiloado de forma mais ou menos rápida e impiedosa.

Compartilhe esta Pergunta