Regina Campos

Regina Campos

854 Respostas

Agradecimentos: 20.541 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 121 (14%)

Participante desde: 09/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Regina Campos é Consultora Imobiliária com formação em Administração , está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Imóveis, Jurídico Imobiliário, Condomínio, Negociação, Documentação e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 851 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2019 atuando principalmente nos bairros Icaraí, Charitas, Ingá, São domingos e São francisco,

Onde registrar um contrato de locação de imóvel?

No Cartório de Registro de Imóveis do seu município. Verificar onde consta a matrícula do imóvel.

Itbi pode ser pago em qualquer banco?

O pagamento do ITBI deve ser feito junto ao banco credenciado pelo município ou em posto de arrecadação da própria Prefeitura.

Posso pagar o iptu com um dia de atraso?

Sim, é possível acessando o site da Prefeitura do seu município, onde você pode consultar os débitos, e emitir uma segunda via do boleto atualizado.

Qual o desconto do iptu a vista?

O desconto do IPTU pago à vista pode variar entre 3 a 10%, dependendo do município.

O que é o itbi e registro?

ITBI é um tributo municipal que deve ser pago em transações imobiliárias envolvendo pessoas vivas. Registro de Imóvel é o documento oficial que determina quem é o atual dono do bem.

O que é o itbi e quanto custa?

ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - é um tributo de competência municipal que deve ser pago sempre que ocorre a compra ou transferência de um imóvel para outro nome. O valor fica entre 2 a 3% do valor de venda do imóvel; valor este especificado em contrato de financiamento ou na escritura pública do imóvel.

Tenho 68 anos posso financiar no minha casa minha vida?

Sim. Para pessoas acima de 60 anos conseguir um financiamento, serão considerados: a idade vigente e em quantos anos o financiamento será financiado respeitando o limite da idade de 80 anos e 6 meses para pagamento da última parcela. Dessa forma, uma pessoa com 60 anos ou mais poderá ter um financiamento imobiliário com o prazo médio de 20 anos para pagar. No caso da sua idade, será o prazo médio de 18 anos para o financiamento. Vale lembrar que, quanto menor o prazo de financiamento, maior será o valor da entrada necessária ou ainda, será maior o valor da parcela que está ligada ao comprometimento da renda do aposentado com o pagamento das parcelas.

Posso pegar a carta de quitação só com o contrato de compra e venda?

Para obter carta de quitação do imóvel, é necessário solicitar à instituição financeira que emprestou o dinheiro para emitir o termo de quitação da dívida.

Como posso financiar imóvel na planta pelo SFI?

Consultado a construtora para conhecer todos os detalhes, inclusive a análise documental para verificar a possibilidade do financiamento, prazos e outros assuntos importantes para a contratação.

Como funciona para tirar matrícula de sala comercial no cartório?

Dirigir-se ao Cartório de Registro de Imóveis da sua região.

Como fazer portabilidade de financiamento imobiliário CEF?

Dirigir-se até uma agência da CEF para verificar se as taxas ofertadas serão menores do que as contratadas no banco financiador.

O que é registro geral do imóvel?

É um documento que apresenta todas as informações sobre um imóvel como penhora, dívidas pendentes ou qualquer outro impedimento sobre ele. Todo o histórico do imóvel consta no RGI, como a transferência de propriedade, etc.

Quanto custa a segunda via do registro de imóvel?

Depende da tabela do TJ do seu Estado.

Como conseguir o número de registro de imóvel?

Na Certidão do imóvel. Caso não a possua, dirija-se ao Cartório de Registro de Imóveis no município ou região onde ele está localizado.

Como mudar a escritura de um imóvel?

O custo para passar um imóvel para o seu nome varia entre 3 a 5% do valor total do imóvel.

Posso fazer um empréstimo mesmo sendo desempregada?

Algumas instituições financeiras oferecem empréstimos para desempregados, chamado de microcrédito. É disponibilizado uma quantia menor em dinheiro, mas com juros e taxas menores também. Os prazos para pagamentos são médios, no entanto, você tem um tempo bom para começar a pagar.

Quais as maneiras de obter uma escritura de imóvel?

Basta entrar em contato com um cartório de notas ou tabelionato e agendar atendimento para criação e averbação da escritura. Faz-se necessário conhecer toda a documentação exigida pelo cartório para que a escritura seja efetuada. Lembrando que essa escritura, uma vez emitida pelo cartório, deverá ser levada a registro no RGI competente.

Como consultar situação de imóvel rural?

Para consultar a situação de um imóvel rural basta consultar o CNIR (cadastro nacional de imóveis rurais). Este cadastro compreende dados integrados do SNRC (Sistema Nacional de Cadastro Rural) do INCRA e o CAFIR (Cadastro de Imóveis Rurais) da Receita Federal.

O que é contrato de locação por temporada?

É um instrumento pelo meio do qual o proprietário (locador) cede o uso de seu imóvel para oura pessoa (locatário) para que nele permaneça em um prazo não superior a 90 dias, recebendo um valor de acordo com contrato efetuado entre essas partes.

Como faço para calcular o aluguel pelo IGPM?

Valor atualizado= valor atual do aluguel X fator (IGP-M anual) + 1.

8587 regina-campos