Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.532 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Se eu comprar um imóvel de um vendedor que não transferiu para ele ainda?

Depende. Se o imóvel que esta comprando já tem o habite-se, sim é obrigado fazer toda a documentação em nome de quem esta te vendendo para poder passar para o teu nome e já digo que a maioria não sabe disso. Se ainda está sem habite-se, na planta ou construção em andamento pode ser feita uma cessão de direitos para você via construtor que irá cobrar uma taxa pela cessão porque a documentação será modificada no registro na matricula do terreno. O vendedor pagará ITBI das parcelas que já quitou e você pagará proprocional ao saldo deedor que será trasnferido para você.  

Quem emite e assina a certidão CND de condomínio?

Se o condominio tem uma administradora esta emite a certidão e o síndico assina. Se não houver administradora, o síndico emite e assina. Sempre acompanhada da Ata da assembléia que ele geu o síndico.

Qual a diferença entre varanda Gourmet e varanda Grill?

É simplesmente a mesma coisa. Um espaço para cozinhar integrado ou não ao living. No gourmet costuma ter churrasqueira, pia, cooktop dando impressão de ser uma segunda cozinha. O Grill é mais simples.

Qual a melhor reforma para fazer em um apartamento para locação?

A melhor reforma é aquela que irá agregar preço ao contrato. Quanto mais moderno o imóvel maior o valor então uma pesquisa se faz necessário para saber o que esta em alta na região. 

Quanto tempo em média vou demorar para vender meu apartamento?

Essa questão de tempo é relativa. Vila Marian é uma boa localização, mas depende de outros fatores como preço dentro do mercado, quantidade de sol e luz natural no imóvel, estado de conservação, facilidade de pagamento entre outros.

De quem é a responsabilidade de tirar o inquilino?

Perante a lei a obrigação é do comprador que deve conceder 90 dias para desocupação após a aquisição do imóvel quando o contrato estiver com o prazo vigente. No prazo indeterminado acima de 30 meses pode ser o locador atual com desocupação em 30 dias ou o comprador concedendo 90 dias. Nessa situação as partes devem acordar. É comum o comprador exigir que o imóvel estava vazio até a assinatura do contrato.

Quando vale a pena alugar um apartamento ao invês de comprar?

Essa conta é a analise do teu perfil sócio econômico.

Quais a formas de pagamento que existem hoje para comprar um imóvel?

Á vista, a prazo direto com o vendedor com garantia de alienação fiduciária, parcelado direto com o vendedor com clausula resolutiva no contrato de compra e venda sendo que é muito difícil você achar um pessoa que aceite parcelar direto com você entregando a posse do imóvel.

Posso financiar uma parte do imóvel com o banco e outra com o dono do imóvel?

Você quer dizer, pegar um valor X com o banco e parcelar com o vendedor um valor Y. Sim é possivel porque para o banco que irá financiar a tua compra vai constar no contrato pagamento de valor restante com recursos próprios parcelado. O problema nesta situação é que como a escritura será passada para o nome do comprador por força do financiamento bancário, o vendedor terá que parcelar o restante com você correndo todos os riscos de você não pagar e se você não pagar ele pode penhorar o imóvel só que esta penhora só poderá ser executada depois que o financiamento for quitado e o imóvel liberado do gravame de alienação fiduciária pois esta tem preferência na garantia. Sinceramente, nenhum vendedor corre este risco, mas tem maluco que aceita.

Locação com rentabilidade de 0,6% é um bom investimento

É uma boa rentabilidade dependendo do imóvel, da localização, da velocidade de locação. Há outros fatores a sere analisado.

Preciso pagar a comissão da locação se ainda não recebi o valor do aluguel?

Se a comissão de intermediação é o primeiro aluguel, deverá ser acordado que a imobiliária receba quando for pago, esta é a praxe de mercado. Aqui no RS não é comum este tipo de exigência. É preciso saber o que você acordou com a imobiliária em contrato. 

Quanto vou gastar com a documentação do imóvel que quero comprar?

Em torno de 5% do valor que venal do imóvel ou o negociado, o que for maior.

Qual a diferença de valor entre os andares?

É variável hoje em dia porque temos opções que antigamente não tínhamos. A variação entre um apartamento no primeiro andar e no décimo pode chegar a 50%. Por outro lado se esse apartamento do 1º andar tfor com acabamentos de luxo, área com varanda e metragem maior que o do 10º andar, sem varanda com acabamentos comuns a situação pode se reverter. O antigo apt térreo hoje virou garden e em alguns empreendimentos este apt pode ser mais caro que os dos andares superiores. Há todo um cálculo feito pelo construtor.

O valor do m² da cobertura é igual dos apartamentos comuns?

Não, a cobertura por utilizar o último pavimento tem em geral metragem maior que dos outros apartamentos salvo se no prédio for um apartamento por andar em que pode haver a mesma área.

Quem deve pagar os impostos referente a venda de um imóvel?

ITBI é do comprador, já laudêmio em caso de imóvel foreiro ou ganho de capital na venda é despesa do vendedor bem como IPTU e condomínio até a entrega das chaves.

Qual a diferença entre eu colocar o meu imóvel a venda com um corretor ou com uma imobiliária?

A comissão pode ser a mesma ou não cada profissional tem seus honorários e quanto a venda mais rápido é relativo. A imobiliária tem mais visibilidade, mas se não der exclusividade seu imóvel entra no banco de dados e lá fica até aparecer um interessado. O fato de colocar em várias imobiliárias não vai vender mais rápido. O que vende rápido é preço, forma de pagamento, localização e excelente estado do imóvel. A imobiliária ainda leva vantagem sobre o Corretor autônomo.

Emissão de Certidão de Protesto 10 Cartórios

05 anos é suficiente, não tem porque pagar mais caro uma certidão que já não é barata.

Dá pra financiar 100% de um imóvel?

Sim, no minha casa minha vida para baixa renda, o governo quita 90% do imóvel e o banco financia os outros 10%. No restante não existe financiamento bancario de 100%. As pessoas confundem a publicidade "até 100%" a meu ver enganosa pois muitos sites comentam como se existisse. Já houve esta oferta no passado mas era para imóveis usados muito baratos e a renda do proponente era mais alta visto o risco do negócio.

Em qual momento se paga a comissão ao corretor?

Na assinatura do contrato salvo se acordado em contrario. Eu não trabalho sem o pagamento na assinatura do contrato, mas acompanho a venda até o registro na matricula e transmissão do cadastro imobiliário para o nome do adquirente e tenho por costume fazer contato após algum tempo.

1192 maria-angela-camini