DAGLIA SANTIS

Daglia Santis

264 Respostas

Agradecimentos: 11.033 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 46 (17%)

Participante desde: 03/2021

Site: www.dagliasantis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Daglia Santis é Advogada está entre os TOP 10 advogados(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário, Locação, Documentação, Imóveis, Condomínio e etc, possuindo um total de 7 artigos publicados e mais 265 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2003 atuando principalmente nos bairros Florianópolis, Porto alegre e Itajaí,

Não tenho fiador e preciso de um com urgência pra abrir minha loja, como obter?

Boa tarde, Thiago! Tudo bem? o meu nome é Daglia Santis, sou advogada imobiliarista. Procure a contratação de carta-fiança do seu banco de relacionamento ou de seguro-fiança, que vem sendo a modalidade mais usual de garantia.

Como usar o caução para quitar os aluguéis antes de devolver?

Olá! Pode sim, mas mediante prévio ajuste por escrito com o locador, já que a caução é uma garantia do contrato e serve também para compensar eventuais danos causados ao imóvel locado. Então, ele não é obrigado a aceitar a utilização.

Pode ser cobrado aluguel após a entrega das chaves?

Olá, depende! o contrato já estava por prazo indeterminado? constava multa por rescisão antecipada? a imobiliária recebeu o aviso de desocupação?

O que significa pagar um aluguel adiantado?

Boa tarde, Matheus! Se o contrato não tem garantia, o locador efetivamente pode cobrar do inquilino sempre no início do mês (pagar para morar). Nesse caso, não existindo outros débitos, seu procedimento está correto.

Como eu posso fazer para desfazer um contrato de aluguel?

Boa tarde! O locador não pode rescindir antes do término do prazo previsto no contrato. O inquilino, todavia, pode, mas pagando a multa prevista. Em qualquer dos casos, todavia, a melhor solução é um distrato decorrente de acordo.

O imóvel de fiador pode ser penhorado?

Boa noite! Infelizmente pode ser penhorado, mesmo que seja o único que ele possua e seja usado para moradia. Essa é uma das poucas exceções à impenhorabilidade do bem de família.

O que faço se imobiliária não devolveu caução após saída?

Boa noite, Lucineide. Sugiro que você envie uma correspondência escrita solicitando a devolução da caução devidamente atualizada (com os mesmos rendimentos da poupança, como determina a lei), no prazo de cinco dias, sob pena de ajuizar ação judicial contra eles.

O que fazer se imobiliária quer quebrar contrato de adm?

Boa noite, Rosimeire. Depende o que diz o contrato que você assinou com a imobiliária. Em tese, ela não precisa te devolver o primeiro mês, pois isso seria a comissão por ter encontrado um inquilino. Quanto ao inquilino, você terá que notificá-lo de que agora os pagamentos devem ser feitos diretamente a você e não mais à imobiliária.

Devo ir ao tribunal para seguir ordem de despejo?

Boa noite, Carina! Se alguém se recusa a sair de um imóvel, para despejá-lo é necessário ordem judicial. Um advogado precisa pedir o despejo ao juiz, e o juiz precisa conceder.

Mostrei o imóvel primeiro e comprou com outro, o que posso fazer?

Boa tarde, Eber! Você tem direito ao recebimento da comissão se comprovar que aproximou as partes com resultado útil (consenso em relação às condições para finalização da negociação).

Quando terei direito a devolução de caução?

Boa tarde, Noeci! Tudo bem? O caução é uma garantia de cumprimento das condições do contrato. Ele é devolvido quando você sair do imóvel, se não ficarem pendências (por exemplo, débitos de aluguel, reforma,s etc).

Qual o valor de juros por atraso em pagamento de aluguel?

Boa tarde, Iasmin! Os juros legais são de 1% ao mês. Tens que ver se o contrato estipula também multa (pode ser de até 20%) e correção....(ipca ou igpm).

Locador quer quer quebrar contrato ele paga multa para o locatário?

Boa tarde, Geralda! O proprietário não pode pedir o imóvel antes do término previsto para o fim do contrato. O inquilino não precisa desocupar.

Minha inquilina tem o prazo de 30 dias para sair do imóvel após fim de contrato?

Bom dia, Alessandra! Depende do que ficou ajustado no contrato de locação em relação à data de pagamento de aluguel. Se for imóvel residencial, ela não precisa desocupar antes de cinco anos, salvo algumas exceções. Tem um artigo meu aqui no site falando sobre isso.

Qual prazo para assinar a escritura estando pronta?

Boa noite, Rosani! Tudo bem? depende do que constou no contrato preliminar de promessa de compra e venda...

Ele pode entrar com processo contra o meu esposo?

Boa noite, Suzana. Tudo bem? Normalmente os corretores assumem um custo bem alto de divulgação do imóvel, daí porque celebram contrato com exclusividade. Te sugiro conversar com ele e ver o custo que teve, e tentar rescindir de maneira amigável. Talvez esse 1% esteja sendo cobrado buscando esse ressarcimento.

Pedido de imóvel alugado há 4 meses.

Boa noite, Rita! O locador é o dono do imóvel e o locatário é o inquilino. O inquilino pode devolver antes do prazo, mas o locador não pode pedir, é obrigado a respeitar.

Locação residencial de 12 meses, proprietário pode pedir o imóvel antes?

Boa noite, Eduardo! Tudo bem? Você não precisa sair do imóvel. Denúncia vazia só depois de 5 anos, nesse caso de contratos residenciais inferiores a 30 meses. A lei do Inquilinato é protetiva do inquilino (locatário) e buscou dar estabilidade na moradia.

Como proceder para que o meu meu inquilino saia?

Boa noite, Maria Aparecida. Se você fez um contrato de dois anos, não pode solicitar o imóvel antes do prazo, salvo comprovada infração legal ou contratual. Se vc entende que ele está infringindo a lei ou o contrato, sugiro contratar um advogado para solicitar o despejo.

Como calcular o reajuste de aluguel IGPM-fgv?

Boa noite, Juan. Tudo bem? Entra no site calculo exato que tem um link para cálculo de reajuste do aluguel. Basta inserir as datas e o valor.

3708 daglia-santis