portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Vamos lá, voce tem somente a escritura (sem registro do imóvel) ? se tiver então seu imóvel esta irregular, na verdade você tem a "posse", caso tenha o registro do imóvel tem que fazer as alterações das construções tanto na matricula imovel quanto na prefeitura, apos este tramite ai sim vem a outra situação para doação e usufruto se for o caso. . . . Tem que resolver por partes primeiro.

há 3 anos

49

Hercules - Gestão Imobiliária

imóvel guide usuário

Carmen Reis

Perguntador

há 3 anos

Posso transferir imóveis para meus filhos?

Tenho um imóvel junto com irmão a escritura consta um imóvel, mas construí mais dois imóveis no terreno e meu irmão vai abrir mão da parte dele. ... Posso transferir os dois imóveis para os meus dois filhos e um ficar no meu nome? Isso fica muito caro?

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Hercules - Gestão Imobiliária

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 945

há 3 anos

Vamos lá, voce tem somente a escritura (sem registro do imóvel) ? se tiver então seu imóvel esta irregular, na verdade você tem a "posse", caso tenha o registro do imóvel tem que fazer as alterações das construções tanto na matricula imovel quanto na prefeitura, apos este tramite ai sim vem a outra situação para doação e usufruto se for o caso. . . . Tem que resolver por partes primeiro.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 3 anos

Como está no registro? Foi averbada as novas construções? O IPTU está sendo cobrado de todas as construções? Precisa regularizar as construções para seguir com essa idéia de transferir , se transfere o que já existe e está mapeado no registro.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 3 anos

Seu irmão não pode abrir mão da parte dele no terreno e na benfeitoria que é a casa averbada. Ele terá que fazer uma doação por escritura publica e você também. Reservará para você uma parte do terreno e a outra parte sua e do seu irmão serão doadas aos dois. Ao mesmo tempo se faz escritura declarando quem fica com qual casa. Todas as casas devem estar regularizadas na prefeitura e matricula.

Corretor de imóveis

Consultoria G S Cintra

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 149

há 3 anos

Pode transferir. Porém, se o terreno não estiver desmembrado com cada casa com escritura diferente, não é possível.

Corretor de imóveis

Antonio Claudio Furtado Pereira

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 957

há 3 anos

Como vc falou que existe outros imóveis no local que não estão na matricula, neste caso vc precisará fazer a averbação de seu imóvel, ou seja, fazer constar em seu registro as modificações que foram feitas no imóvel original que consta na matricula, após feito a averbação vc poderá sim fazer a transferência do mesmo para o seus filhos.

Corretor de imóveis sem foto

Alexandre Niedheidt

Corretor de imóveis

Respostas: 26

há 3 anos

SIM PODE ATRAVES DE DOAÇÃO. É DE ACORDO COM A TABELA DO REGISTRO DE IMOVEIS DE VARIA ENTRE OS ESTADOS.

Corretor de imóveis

Rubens Antony

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 8.000

há 1 ano

O pai que deseja transferir um imóvel para o nome do filho deve fazê-lo por meio de doação. O processo deve ser realizado via escritura de doação emitida por Cartório de Notas e validada no Cartório de Registro de Imóveis no qual o bem possui matrícula.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 2 anos

Procura uma assessoria jurídica para orientar fazer de acordo com a lei.

Faça uma nova pergunta: