Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como fica a herança de quem casou com comunhão parcial de bens?

Sou casada em comunhão parcial de bens. Minha mãe recebeu um dinheiro de herança e ela me deu esse dinheiro pra comprar um terreno. Meu marido tem direito nesse terreno em caso de separação ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como fica a herança de quem casou com comunhão parcial de bens?

Sou casada em comunhão parcial de bens. Minha mãe recebeu um dinheiro de herança e ela me deu esse dinheiro pra comprar um terreno. Meu marido tem direito nesse terreno em caso de separação ?

Respostas (9)

há 4 anos

Atualmente o cônjuge casado sob o regime da comunhão parcial de bens adquiridos na constância do casamento (meação) e, quanto aos bens particulares do cônjuge falecido, concorre em igualdade de condições com os descendentes ou na falta destes com os ascendentes. (herança).

há 3 anos

A herança era da sua mãe e esse dinheiro será repassado a você como doação e não como herança. Ainda assim doações não se comunicam portanto basta fazer constar da compra que a mesma é efetivada com dinheiro oriundo de doação a você. Veja bem: na separação os bens advindos por doação ou herança não se comunicam mas caso você morra antes dele então ele herdará esse terreno no mesmo quinhão dos seus filhos. Ainda: é preciso deixar muito claro que mesmo em caso de separação seu marido terá direito à metade do que eventualmente for gasto para construir nesse terreno. Espero ter ajudado.

há 4 anos

Sim, pois você já recebeu o valor do bem. Se comprar algum imóvel hoje terá que colocar no contrato ou escritura como casada, portanto ele terá o direito numa separação futura. O ideal é colocar no nome dos filhos, aí ficará para os mesmos numa eventual separação.

Compartilhe esta Pergunta