Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como funciona a herança de dois irmãos?

Meu pai e meu tio são donos de um lote onde possui 3 casas e uma loja, meu pai e meu tio faleceram em vida meu pai ficava com as duas casas de baixo e a loja e meu tio com a casa de cima porque meu pai pagou a mais como será feita a divisão nesse caso 50% pra mim e os outros 50% pros meus primos sou filho único e meu pai não era casado.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como funciona a herança de dois irmãos?

Meu pai e meu tio são donos de um lote onde possui 3 casas e uma loja, meu pai e meu tio faleceram em vida meu pai ficava com as duas casas de baixo e a loja e meu tio com a casa de cima porque meu pai pagou a mais como será feita a divisão nesse caso 50% pra mim e os outros 50% pros meus primos sou filho único e meu pai não era casado.

Respostas (8)

há 4 anos

Primeiro será necessário pedir uma certidão no cartório de notas para saber se deixaram algum testamento. Também os documentos que comprovem a propriedade deverão estar atualizados no Registro de imóveis para ver qual a parte que corresponde a cada um dos falecidos. Caso não haja nenhuma disposição quanto a forma de partilha, o imóvel deverá ser partilhado à todos de maneira igualitária e proporcionalmente entre os herdeiros de cada falecido.

há 4 anos

Supondo-se que documentalmente a casa pertença a ambos os irmãos em igualdade de condições então a partilha se dará na base de 50% aos herdeiros do seu pai e 50% aos herdeiros de seu tio. Lembrando que se o seu pai tinha companheira quando da morte essa companheira será herdeira ou meeira da parte do seu pai.

há 3 anos

Você herda do seu pai e seus primos herdam do seu tio. Resta-nos saber se na documentação do imóvel consta que seu pai tem um percentual maior sobre ele. E se entre os herdeiros não houver acordo quanto ao imóvel a justiça determina o leilão e o valor arrecadado, menos as custas, será rateado entre os herdeiros.

Compartilhe esta Pergunta