portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Assessoria jurídica para orientar como proceder de acordo com a lei.

há 1 ano

64

Johnson

imóvel guide usuário

Adriana Domingos Ferreira

Perguntador

há 1 ano

Como dividir herança entre filhos de dois casamentos?

Oi, boa tarde. Meu esposo tem dois filhos do primeiro casamento. Sou casada a 17 anos com comunhão parcial de bens, temos um filho de 16 anos do nosso casamento. A 3 anos meu marido comprou um terreno no nome dele, na escritura menciona que é casado comigo. Não queremos que os filhos dele tenham direito a este terreno quando ele morrer. Ele pode passar o terreno para meu nome ou do meu filho?

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 1 ano

Assessoria jurídica para orientar como proceder de acordo com a lei.

Corretor de imóveis

Izabela Queiroz

Advogado(a)

Respostas: 14

há 1 ano

Olá Adriana, como vai? O terreno poderá ser passado para você ou para seu filho desde que esse terreno não corresponda a mais de 50% do patrimônio do seu marido, se for por meio de Compra e Venda, a transferência deve ser feita com o consentimento escrito assinado dos demais herdeiros (inclusive dos 2 filhos do primeiro casamento), se por meio de Doação somente será necessário o seu consentimento e de seu marido. Essa transferência importará na antecipação da herança.

Corretor de imóveis

Jadir Carvalho Costa

Corretor de imóveis

Respostas: 111

há 1 ano

Todo filho tem direito. Se não quiser dividir é melhor vender. Tem alguns produtos bancários, tipo capitalização, seguro de vida que não precisa passar por inventário. Porém tem que tem bastante cuidado ao fazer esses produtos. Qualquer irregularidade a seguradora não pagar.

Corretor de imóveis

Rafael Lima

Corretor de imóveis

Respostas: 8

há 1 ano

Pode passar para o seu. Em caso de seu falecimento, automaticamente passará para o seu filho, caso esteja viúva. Se ainda estiver casada, seu marido e filho dividirão o terreno ou o valor em partes iguais, sendo a parte do seu marido, automaticamente herdada pelos filhos dele e o seu, dividida proporcionalmente após o seu falecimento.

Corretor de imóveis sem foto

Iara Maria Germer

Corretor de imóveis

Respostas: 37

há 1 ano

Só pode passar para o nome da esposa atual ou do filho do segundo casamento, se não ferir a legítima dos demais herdeiros.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 1 ano

O terreno é 50% seu e 50% do seu parceiro. Os seus 50% só o seu filho herda. Os 50% dele será herdado por todos os filho. Podemos dispor de 50% do nosso patrimônio do jeito que quisermos; os outros 50% são reservados aos herdeiros necessários. É só até ai que vocês podem agir.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.994

há 9 meses

Em estrita observação a legislação vigente eventual doação do terreno ao seu filho, pode ser contestada pelos demais.

Faça uma nova pergunta: