Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como saber se prefeitura ficou sabendo do falecimento?

Minha mãe tinha isenção do Iptu em 2021, ela faleceu no final do ano passado, esse ano o benefício foi cancelado. Nem deu tempo de ir a prefeitura para avisar de seu falecimento, ninguém da família foi. A prefeitura já sabia do falecimento dela. Quero saber como a prefeitura ficou sabendo do falecimento de minha mãe, se nenhum familiar foi a prefeitura?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como saber se prefeitura ficou sabendo do falecimento?

Minha mãe tinha isenção do Iptu em 2021, ela faleceu no final do ano passado, esse ano o benefício foi cancelado. Nem deu tempo de ir a prefeitura para avisar de seu falecimento, ninguém da família foi. A prefeitura já sabia do falecimento dela. Quero saber como a prefeitura ficou sabendo do falecimento de minha mãe, se nenhum familiar foi a prefeitura?

Respostas (8)

há 4 anos

Veja bem: registros são públicos portanto é perfeitamente lícito que a prefeitura use de quaisquer meios para saber a situação dos responsáveis pelos imóveis, principalmente se esses imóveis são beneficiados com subsídios ou isenções do IPTU. Cemitérios são de responsabilidade municipal portanto um dos possíveis canais seria esse. O cartório de registro de pessoas físicas também informa o óbito.

há 4 anos

Os dados civis são públicos. Pode ser que a prefeitura tenha integralização de sistema. Procure a prefeitura e regularize o cadastro. Leve o atestado de óbito da sua mãe. Lembrando que dívidas de iptu são do imóvel e não do proprietário. Felicidades.

há 2 anos

AtravÉs da baixa no CPF, se veio a óbito automaticamente o governo deu baixa no CPF da sua mãe e hoje vivemos na era digital onde você vai declarar o IRPF e aparece todas suas contas bancárias e valores nelas, não da mais para deixar para depois e ir levando.

Compartilhe esta Pergunta