Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como funciona o pagamento proporcional?

Boa tarde! Aluguei um imóvel com contrato e chaves entregues no dia 10/03/22, só que a corretora de imóveis me enviou um boleto de taxa de condomínio com vencimento dia 20/03/22 e me disse que estava correto, que deveria pagar o condomínio no valor integral. Não estou aceitando isso, acho que deveria pagar valor proporcional, ou seja, do dia 10 de março ao dia 20 de março. Poderiam me esclarecer se estou certa?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como funciona o pagamento proporcional?

Boa tarde! Aluguei um imóvel com contrato e chaves entregues no dia 10/03/22, só que a corretora de imóveis me enviou um boleto de taxa de condomínio com vencimento dia 20/03/22 e me disse que estava correto, que deveria pagar o condomínio no valor integral. Não estou aceitando isso, acho que deveria pagar valor proporcional, ou seja, do dia 10 de março ao dia 20 de março. Poderiam me esclarecer se estou certa?

Respostas (7)

há 4 anos

Depende como pactuaram o pagamento, sendo que o pro-rata-die pode ser aplicado a depender de como é gerenciado o caixa do condomínio. Exemplo: muitos condomínios trabalham com caixa, ou seja, ele faz uma projeção de gastos e recebe ANTES de esses gastos ocorrerem, nesse caso não vejo como fazer rateio. Agora se ele cobra o valor da despesa já ocorrida, sim, cabe o pro rata devido ao uso proporcional.

Compartilhe esta Pergunta