Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Meu irmão tem direito a me tirar do apartamento de nosso pai?

Minha mãe faleceu há 7anos. Meu pai faleceu há 7meses. Sou divorciada e vim morar com o meu pai e cuidar dele, pois ele veio ficar doente um tempo depois. Eu abri mão de tudo material do meu casamento, pois vivi abusos físicos e psicológicos. Somos 4 irmãos. Três mulheres e um homem. Só que meu irmão quer vender o apartamento e me tirar daqui. Todos tem casas própria. O nem irmão quer me ver na rua, pois não concordamos com os meios que ele queria fazer, tudo "burlando" a lei. Tem o carro e o apartamento, porém o carro tem que esperar o juiz dar a resposta que já pode vender. O apartamento que me preocupa. Existe algum meio que possa usar para que eu fique no apartamento, minhas irmãs são de acordo, exceto meu irmão. E eu sou a inventariante.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Meu irmão tem direito a me tirar do apartamento de nosso pai?

Minha mãe faleceu há 7anos. Meu pai faleceu há 7meses. Sou divorciada e vim morar com o meu pai e cuidar dele, pois ele veio ficar doente um tempo depois. Eu abri mão de tudo material do meu casamento, pois vivi abusos físicos e psicológicos. Somos 4 irmãos. Três mulheres e um homem. Só que meu irmão quer vender o apartamento e me tirar daqui. Todos tem casas própria. O nem irmão quer me ver na rua, pois não concordamos com os meios que ele queria fazer, tudo "burlando" a lei. Tem o carro e o apartamento, porém o carro tem que esperar o juiz dar a resposta que já pode vender. O apartamento que me preocupa. Existe algum meio que possa usar para que eu fique no apartamento, minhas irmãs são de acordo, exceto meu irmão. E eu sou a inventariante.

Respostas (9)

há 4 anos

Até que o inventario encerre ou o juiz conceda alvará de venda e o imóvel seja vendido você pode permanecer no imóvel e para não haver discussões, como você é a inventariante, solicite posição do juiz para que permaneça residindo até o fim do inventario. Se ele está fazendo pressão para venda antes do término e sem alvará judicial comunique o juiz do inventario. Quando o inventario encerrar qualquer dos herdeiros poderá pedir a extinção do <a href="https://www.imovelguide.com.br/condominios" >condomínio</a> de herdeiros e a venda judicial do bem. Infelizmente só reatrá você comprar a parte dele.

há 4 anos

Voce disse que o carro o juiz vai dar a resposta se pode vender. Acredito que dentro do mesmo processo esteja sendo discutido a situação do imóvel. Seu advogado deve pedir ao juizo que determine que voce permaneça na posse do imovel, como fiel depositária, principalmente tendo em vista que as outras irmãs concordam. Porem, certametne o juiz vai determinar que voce pague um valor de aluguel, proporcional à parte que seu irmão tem direito. Converse com seu advogado, sempre.

há 4 anos

Eu acho melhor você consultar uma dvogado, mas acredito que tenham de vender o apartamento e fazer a partilha de todos os bens, e assim você compra um outro para você liberando aos seus irmãos, quem desejar doar a parte que caberia a pessoa a você ,tudo bem, mas têm de vender e dar o que é de direito a cada um.

há 3 anos

Não, nenhum meio. Após o inventário seu irmão pede judicialmente, e é certo que consegue, a extinção do condomínio e a alienação judicial (leilão) do bem. E durante o inventário ele pode também pedir que da parte dele você pague aluguel. Situação financeira não importa, todos os herdeiros terão direito ao seu quinhão.

Compartilhe esta Pergunta