há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Escritura com três proprietários, quem fica com a original?
Fiz uma escritura recentemente e está no nome de 3 pessoas o meu e mais duas. Desses 3 55% do total está no meu nome 25 % no nome do outro proprietário e 20 % no nome do terceiro proprietário. Nesse caso quem tem o direito de ficar com a escritura original, (primeira via). Teria q ficar comigo que tenho a maior porcentagem do terreno. ? Me ajude nessa dúvida por favor. Obrigado!
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Escritura com três proprietários, quem fica com a original?
Fiz uma escritura recentemente e está no nome de 3 pessoas o meu e mais duas. Desses 3 55% do total está no meu nome 25 % no nome do outro proprietário e 20 % no nome do terceiro proprietário. Nesse caso quem tem o direito de ficar com a escritura original, (primeira via). Teria q ficar comigo que tenho a maior porcentagem do terreno. ? Me ajude nessa dúvida por favor. Obrigado!
Respostas (9)
Não é mais fácil cada um ter sua cópia?
há 4 anos
Cada proprietário pode ter a matricula do imóvel.
há 4 anos
Conselho xerox autentica para 2 pessoas. Cada um fica com uma copia.
há 4 anos
Minha sugestão é. Se dirigir ao cartório de notas onde foi lavrado a escritura com seus documentos e dados do imóvel se possível e solicitar uma segunda via da escritura. Tem custo mais acredito ser baixo. Seria bom ligar antes para o cartório e pedir informaçoes e procedimentos de segunda via e verificar o custo.
há 4 anos
Se você registrar imediatamente a escritura no Cartório de Registro de Imóveis (CRI), toda documentação ficará em posse do CRI, desta forma ficará garantido com segurança total (100%) a propriedade do imóvel tal qual escriturado. P. S. Não adianta ter 1,2 quantas vias da escritura se houver algum vício na aquisição, sendo portanto, a garantia 100% da propriedade, apenas o Registro no CRI (cartório de registro de imóveis).
há 4 anos
A escritura original está arquivada no cartório e notas em que foi realizada. O que você tem é um translado e cada um pode ter o seu.
há 3 anos
O menos importante é quem fica com esse documento. Ele é público de forma que até eu consigo uma "original" dele se quiser. Faz o seguinte: peça ao cartório três cópias e cada um paga uma cópia do mesmo teor e validade, impressas iguaizinhas.
há 4 anos
Não existe isso de original, vocÊ pode solicitar uma copia da escritura.
há 2 anos
O importante é saber se a escritura já foi levada ao cartório de registro de imóveis para ser registrada na matricula do imóvel, pois é esse ato que consolida a transferência da propriedade. Se foi feito esse procedimento uma Certidão da matricula já foi emitida, bastando pedir a esse mesmo cartorio a emissão de outras 2 cópias da Certidão.
Compartilhe esta Pergunta