portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

10

Isso se chama "compor renda". O jurídico identificou algum tipo de risco na sua documentação ou renda e exigiu que outra pessoa entre com sua renda mesmo que não venha a residir no imóvel. O problema é que essa pessoa também será locatária responsável solidaria com você. Em caso de inadimplência o locador escolhe quem irá acionar na justiça. Eu entendo esse processo como uma manobra e inclusive entendo como uma dupla garantia, mas os profissionais de direito dizem que é legal e pode ser feito, então quem sou eu para contestar.

há 2 anos

63

Maria ângela Camini

imóvel guide usuário

Helena

Perguntador

há 2 anos

Imobiliária pode exigir que duas pessoas assinem contrato?

Olá estou vendo imóvel para locar apenas pra mim com todos meus documentos normalmente. Comprovei trabalho e farei caução porém a imobiliária pediu que eu tivesse outro pessoa para assinar junto devido o jurídico da empresa pedir essa questão, mas morarei sozinha. Isso é correto?

Respostas (10)

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Isso se chama "compor renda". O jurídico identificou algum tipo de risco na sua documentação ou renda e exigiu que outra pessoa entre com sua renda mesmo que não venha a residir no imóvel. O problema é que essa pessoa também será locatária responsável solidaria com você. Em caso de inadimplência o locador escolhe quem irá acionar na justiça. Eu entendo esse processo como uma manobra e inclusive entendo como uma dupla garantia, mas os profissionais de direito dizem que é legal e pode ser feito, então quem sou eu para contestar.

Corretor de imóveis

Pb Paulo Berenguer Negócios Imobiliários

Imobiliária

Respostas: 103

há 2 anos

Não. Eles podem solicitar que você comprove um valor x de renda, e, caso você não atinja essa renda pode ter um co-locatário responsável. Fora isso, se você vai morar sozinha, não tem necessidade de envolver mais ninguém.

Corretor de imóveis sem foto

João Pedro Zaparoli

Corretor de imóveis

Respostas: 5

há 2 anos

Sim, caso ambos queiras ter o nome constando na escritura do imóvel.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 2 anos

Se a imobiliária pede assinatura de testemunha no contrato, é uma coisa, agora pedir que outrem assine sem entender qual o papel dessa pessoa no contrato fica estranho.

Corretor de imóveis

Fabiano Massaneiro

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.627

há 2 anos

Então, cada imobiliária ou pessoa pode exigir suas condições, você aceita se quiser, assim como pode procurar outra.

Corretor de imóveis

Thiago Saito

Corretor de imóveis

Respostas: 87

há 2 anos

SIM COM CERTEZA POIS FIADOR.

Corretor de imóveis sem foto

Rosangela Batista Da Conceição

Corretor de imóveis

Respostas: 9

há 2 anos

Nesse caso se o locatário for casado o cônjuge terá que assinar.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.592

há 1 ano

Pelo jeito seu cadastro sozinho não foi aprovado. Você sempre pode desistir do contrato e procurar outro imóvel. Se alguém assinar o contrato com você será responsável solidário pelo pagamento da locação.

Corretor de imóveis

Juliano Cardoso

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 9.523

há 10 meses

Sim, isso é correto, muitas vezes possui o nome de inquilino solidário, consta no contrato afim de ajuda melhorar tempo de registro de carteira - (um emprego mais estável) - aumentar a renda (para o mínimo de 3vezes o valor do aluguel) ou, outra situação que o jurídico achar necessário.

Faça uma nova pergunta: