Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Imobiliária pode exigir que duas pessoas assinem contrato?

Olá estou vendo imóvel para locar apenas pra mim com todos meus documentos normalmente. Comprovei trabalho e farei caução porém a imobiliária pediu que eu tivesse outro pessoa para assinar junto devido o jurídico da empresa pedir essa questão, mas morarei sozinha. Isso é correto?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Imobiliária pode exigir que duas pessoas assinem contrato?

Olá estou vendo imóvel para locar apenas pra mim com todos meus documentos normalmente. Comprovei trabalho e farei caução porém a imobiliária pediu que eu tivesse outro pessoa para assinar junto devido o jurídico da empresa pedir essa questão, mas morarei sozinha. Isso é correto?

Respostas (10)

há 4 anos

Isso se chama "compor renda". O jurídico identificou algum tipo de risco na sua documentação ou renda e exigiu que outra pessoa entre com sua renda mesmo que não venha a residir no imóvel. O problema é que essa pessoa também será locatária responsável solidaria com você. Em caso de inadimplência o locador escolhe quem irá acionar na justiça. Eu entendo esse processo como uma manobra e inclusive entendo como uma dupla garantia, mas os profissionais de direito dizem que é legal e pode ser feito, então quem sou eu para contestar.

há 4 anos

Se a imobiliária pede assinatura de testemunha no contrato, é uma coisa, agora pedir que outrem assine sem entender qual o papel dessa pessoa no contrato fica estranho.

há 2 anos

Sim, isso é correto, muitas vezes possui o nome de inquilino solidário, consta no contrato afim de ajuda melhorar tempo de registro de carteira - (um emprego mais estável) - aumentar a renda (para o mínimo de 3vezes o valor do aluguel) ou, outra situação que o jurídico achar necessário.

Compartilhe esta Pergunta