há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Como funcionam a multa contratual e o caução?
Aluguei um imóvel e dei os três meses de caução, porém minha faculdade não voltou presencial e decidi entregar. PorÉm a uma multa estipulada de três meses de aluguéis, e o locador deseja que eu pague a mesma e não quer me devolver o imóvel, sendo que utilizei o mesmo por uma semana somente. Está intacto. Como devo proceder neste caso?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Como funcionam a multa contratual e o caução?
Aluguei um imóvel e dei os três meses de caução, porém minha faculdade não voltou presencial e decidi entregar. PorÉm a uma multa estipulada de três meses de aluguéis, e o locador deseja que eu pague a mesma e não quer me devolver o imóvel, sendo que utilizei o mesmo por uma semana somente. Está intacto. Como devo proceder neste caso?
Respostas (7)
É PRECISO AVALIAR AS CLAUSULAS DO SEU CONTRATO. DE ALGUMA FORMA ACREDITO QUE VC. PODERÁ SER BENEFICIADA PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PROCURAR O PROCON DE SUA CIDADE É UMA BOA OPÇÃO.
há 4 anos
Vale o que esta no contrato. Se vocês não fizerem um acordo amigável, você terá que honrar o que foi acordado.
há 4 anos
Meu caro, a multa é devida. Por força contratual, dentro da Lei, a mesma pode ser aplicada e não há o que fazer. O que pode tentar é uma conversa para se chegar a um entendimento, entretanto, cabe apenas ao locador, a decisão. A multa deve ser calculada em sua proporcionalidade. Ex: Se num contrato de 30 meses, ficou apenas 1 mês, a sua multa será proporcional aos 20 meses faltantes. ]@mgimoveis. Rio. Br.
há 4 anos
Proporcional ao tempo menor tempo 100% e maior tempo 0%. Devolvida integral. Procura um advogado para orientar.
há 4 anos
O CAUÇÃO É UMA GARANTIA LOCATICIA PARA CUMPRIMENTO CONTRATUAL, QUALQUER QUEBRA CONTRATUAL O LOCADOR PODE UTILIZAR O CAUÇÃO COMO MULTA DO MESMO.
há 3 anos
Infelizmente contratos são assinados para serem honrados. Tente compensar a multa com o valor da caução.
há 3 anos
Se não resolver na conversa contate um advogado.
Compartilhe esta Pergunta