portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

10

Não pode impedir de te mostrar.

há 2 anos

17

Priscila Xavier

imóvel guide usuário

Juliana Coelho De Jesus Teixeira

Perguntador

há 3 anos

A imobiliária pode impedir de ver o consumo de água mensal?

Atualmente moro de aluguel em uma vila e meu contrato é junto de uma imobiliária, quando fiz a locação do imóvel não tinha nada no anúncio sobre a água ser cobrada junto com o aluguel, no contrato também não consta a informação (somente tive acesso a informação após a assinatura do contrato). Mensalmente vem uma cobrança de R$100 para mais de água e eu não tenho acesso ao meu consumo de água mensal pois a imobiliária transferiu toda a conta de água para o endereço deles e nós não temos como visualizar a conta de água e nem o consumo. Ou seja, se a imobiliária cobrar 150 reais e minha conta na verdade for 100 eles fazem pois não tenho acesso as contas, isso procede? Essa ação é correta?

Respostas (10)

Corretor de imóveis

Priscila Xavier

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 165

há 2 anos

Não pode impedir de te mostrar.

Corretor de imóveis

Leandro Actis

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 1.038

há 3 anos

A imobiliária não pode impedir de ver o consumo da água não.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.074

há 2 anos

É a primeira vez que eu vejo isso, no meu entendimento não é correto a imobiliária tem que receber o valor do consumo e repassar pagar a concessionária ela não pode ficar com esse dinheiro.Ademais é um risco para Imobiliária ficar com contas de casas alugadas em seu nome já pensou se você resolve ficar sem pagar a conta de água como é que faz.Quem vai ser cobrado ?

Corretor de imóveis

Alexandre Butkevicius

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 102

há 3 anos

A partir do momento em que você assina um contrato de locação e todas as obrigações daquele imóvel são suas você não só pode como tem por direito de recever todas as contas de consumo do seu apartamento.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.608

há 3 anos

No contrato consta que o inquilino pagará aluguel mais taxas.Essas taxas são IPTU, condomínio, água, gás, seguro fogo, entre outras.Verifique o contrato pois não precisa estar discriminado salvo se estivesse embutido no valor do aluguel.Quanto a prestação de contas, ela é obrigatória e a lei do inquilinato 8.245/91 em seu artigo 22 e 23 estabelece as obrigações das partes.O locador tem obrigação de apresentar os comprovantes quando requisitado.Não deixe de pagar, mas exija por escrito prestação de contas com apresentação dos comprovantes.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.951

há 2 anos

Diga ao seu locador que de acordo com a lei 8245/91 artigo 23 § 2º ou §3º vocês (locatários) tem o direito de exigir comprovação das despesas.

Corretor de imóveis

Amoreira Negocios Imobiliarios Ltda

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 501

há 3 anos

Não pode impedir, mais se o valor acordado em contrato já está incluso a água, infelizmente esse valor terá que ser pago na íntegra, independente se gastou mais ou menos.

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 2 anos

Não, essa postura não é correta.De acordo com a lei da locação, artigo 22 incisos VI e IX o locador é obrigado a fornecer recibo e exibir comprovantes.

Corretor de imóveis

Cristina Wagner Salvadori

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata

Corretor de imóveis

Nível: 7 - Executivo

Respostas: 4.005

há 1 ano

Seria importante você entrar em contato com a imobiliária Pois é seu direito ter acesso a sua conta de água.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.975

há 9 meses

Não, não é correto, pelo contrario a legislação prevê a obrigatoriedade da apresentação de comprovantes daquilo que é cobrado do inquilino.

Faça uma nova pergunta: