Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

A proprietária precisa me devolver a entrada do aluguel?

Aluguei um imóvel e o proprietário pediu um mês adiantado foi feito contrato de um ano. Entrei em agosto de 2021 e estou saindo outubro 2022 detalhe o contrato venceu em setembro pois o proprietário demorou pra fazer o contrato e pós a data de 10/09/2021 agora estou saindo pois teve uma inundação (enchente)no local onde moro e acabou molhando meus móveis. E tenho dúvidas se a proprietária vai devolver o aluguel que paguei adiantado. O mês 10/2022 já paguei o aluguel e vou sair antes de vencer o mês.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

A proprietária precisa me devolver a entrada do aluguel?

Aluguei um imóvel e o proprietário pediu um mês adiantado foi feito contrato de um ano. Entrei em agosto de 2021 e estou saindo outubro 2022 detalhe o contrato venceu em setembro pois o proprietário demorou pra fazer o contrato e pós a data de 10/09/2021 agora estou saindo pois teve uma inundação (enchente)no local onde moro e acabou molhando meus móveis. E tenho dúvidas se a proprietária vai devolver o aluguel que paguei adiantado. O mês 10/2022 já paguei o aluguel e vou sair antes de vencer o mês.

Respostas (9)

há 3 anos

Vamos lá. Por lei do inquilinato ou do código civil, o contrato de locação de imóvel residencial deve ter no mínimo 30 meses, é possível no entanto ser incluso a clausula de 12 meses, onde, o inquilino pode sair após este período sem pagar a multa (O proprietário não pode solicitar antes dos 30 meses), portanto, mesmo sem "renovar novo contrato, existe um acordo em vigor, mesmo após os 30 meses não necessariamente é preciso realizar o contrato novo, porém, dá a qualquer uma das partes o poder de sair ou solicitar o imóvel com no mínimo 30 dias de antecedência. No caso, a sua pergunta sobre o direito ao 1° aluguel, se você não teve outra forma de fiança, você não tem direito a receber o montante, pois, desde que não haja outra fiança, o proprietário pode pedir pagamento de 1 aluguel até 6 dia útil do primeiro mês, no caso, você paga e mora, ao contrário do tradicional Morar para pagar depois.

Compartilhe esta Pergunta